Quais são as vantagens de se usar animais como personagens em uma estória?

Escrito por emma rensch | Traduzido por randhal wendel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as vantagens de se usar animais como personagens em uma estória?
Os animais como personagens oferecem diferentes perspectivas e significados para a história (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Muitas crianças exploram sua ligação a outros seres vivos através de sua afeição por animais. Cuidar de animais pode ensinar às crianças a compaixão e a responsabilidade que vão usar para o resto de suas vidas. O uso de animais como personagens de uma estória pode ajudar as crianças a se conectarem com a narrativa e acrescenta criatividade e imaginação para complementar o trabalho.

Outras pessoas estão lendo

Personificação

A personificação ocorre quando um autor atribui características humanas às coisas ou seres definitivamente não humanos, como animais, objetos inanimados ou elementos da natureza. Quando você usa animais como personagens em sua estória, está personificando. Essa técnica tem muitas vantagens, especialmente em estórias infantis. As crianças se relacionam com os animais e os vêem como amigos e companheiros. Personificar animais pode captar o interesse das crianças e envolver sua imaginação, pois elas consideram um mundo de fantasia em que os animais assumem características humanas.

Conquistando o impossível

Usar animais como personagens abre muitas opções para estória que não estariam disponíveis se todos os personagens fossem humanos. Por exemplo, se um autor escreveu um livro no qual todos os personagens eram pássaros, ela ganha acesso a uma variedade de cenários, como copas de árvores, telhados de edifícios e nuvens, ao invés de ter que contar a sua história enraizada no chão e no mundo dos bípedes.

Uso em fábulas

Os animais oferecem vantagens adicionais quando usados como personagens em fábulas. As fábulas são usadas para ensinar aos leitores uma lição, e as crianças constituem a maior parte de seu público. Elas aproveitam os estereótipos que cercam diferentes espécies animais, induzindo-os em situações humanas através da personificação para retratar as consequências e benefícios colhidos pelos animais. Por exemplo, em uma fábula a raposa esperta induz o corvo a mostrar sua bela voz e, ao fazê-lo, ele deixa cair seu pedaço de queijo. Dessa forma, os personagens animais alertam as crianças a evitarem o mau comportamento e incentivam o bem.

Uso na literatura

Muitos autores têm utilizado animais como personagens da literatura para conseguir uma variedade de meios. Na novela "Ratos e Homens", de John Steinbeck, o personagem do rato, embora não personificado, é usado para desenvolver o personagem humano Lenny. Dessa forma, vemos como o uso de animais pode enriquecer os personagens humanos. Em "A revolução dos bichos", de George Orwell, todos os personagens principais são animais. O autor utiliza as possibilidades abertas pela personificação para retratar sua interpretação única da Rússia da pré-Segunda Guerra Mundial.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível