Quais as vantagens e as desvantagens de discos rígidos SSD?

Escrito por j.e. cornett | Traduzido por gabryel monteiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as vantagens e as desvantagens de discos rígidos SSD?
SSDs são os disco rígidos do futuro (computer image by martini from Fotolia.com)

No momento de comprar um disco rígido para seu computador, tenha certeza de considerar todas as opções existentes. Sempre existiu o HD tradicional, mas agora temos uma nova opção: o SSD, ou unidade de estado sólido (em inglês, "solid-state drive"). SSDs estão sendo comercializados como o próximo grande passo em computação. Entretanto, por mais que existam várias razões para se considerar comprar um SDD, existem também desvantagens atribuídas a ele.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens do SSD

Muitas das vantagens que uma unidade SSD oferece estão relacionadas ao que os fazem diferentes dos discos rígidos tradicionais: não há peças que se movem. Uma falha mecânica é a razão numero um para discos rígidos convencionais pararem de funcionar. Com o tempo, as partes que não são estáticas que constituem um HD desgastam e simplesmente falham. Os SSDs funcionam mais como cartões de memória usados em câmeras digitais e pendrives. Não existem peças que se movem usadas para o armazenamento de informação, então eles tem uma taxa de falha menor.

A velocidade é outra vantagem dos SSDs. O tempo de inicialização e de leitura da unidade é mais rápida que nos discos rígidos comuns, novamente por causa da falta de peças que se movem. Os HDs tradicionais são literalmente unidades de disco; elas têm que giram para inicializar e processar informação. Sem disco para ter que girar, SSDs inicializam e leem informações mais rapidamente. Outro ponto positivo da falta de peças que se movem no SSD: eles quase não fazem barulho em comparação a discos rígidos convencionais.

Desvantagens do SSD

Unidades SSD são uma inserção relativamente nova no mundo da computação. Como qualquer nova tecnologia, as informações ainda estão sendo coletadas. Como uma nova tecnologia, eles são mais caros que HDs e provavelmente continuarão sendo assim até eles virarem mais comuns. Outra desvantagem das unidades SSD: Eles oferecem bem menos espaço de armazenamento que discos rígidos.

Uma razão pela qual SSDs estão demorando para serem altamente utilizados é porque essas novas unidades têm velocidades de escrita mais lentas e ciclos de escrita limitados. Em linguagem simples, isso significa que, por mais que SSDs acessem informações mais rapidamente, leva mais tempo para salvá-las. Entretanto, o número limitado de ciclos de escrita pode se mostrar mais problemático. Discos rígidos têm ciclos de escrita quase ilimitados, o que significa que dados podem ser apagados e escritos várias vezes.

Veredito

SSDs tem vantagens claras sobre discos rígidos convencionais por causa da falta de partes que se movem, que podem desgastar e falhar. Porém, SSDs ainda são uma tecnologia nova em desenvolvimento. Esperar até que essa nova tecnologia esteja mais avançada e acessível pode se mostrar uma melhor escolha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível