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Quais são as vantagens e as desvantagens dos formulários avaliativos?

Atualizado em 10 abril, 2017

Em um ambiente corporativo competitivo, os formulários avaliativos são comuns. As empresas os utilizam para saber se o serviço que prestam realmente cumpre suas metas — os formulários fornecem percepções sobre a forma de atuação da empresa. Antes de utilizar um formulário avaliativo, decida a finalidade real do documento. Decida o que quer avaliar, o seu público-alvo, os tipos de informações necessários, onde a informação pode ser recolhida e quais são os recursos necessários para coletá-la. Dois tipos comuns de formulários avaliativos são questionários e entrevistas.

As avaliações podem dizer-lhe se a sua empresa está no caminho certo (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Bons formulários avaliativos

Antes que um formulário avaliativo seja distribuído, tome algumas decisões. Qual é o propósito da avaliação? O feedback é encorajado? Se assim for, o formulário permitirá o acompanhamento? Ele permitirá que a pessoa dê sugestões de temas para o futuro? O formulário é utilizado para coletar uma pesquisa de mercado? Ele pode ser utilizado para a identificação de futuros clientes, mercados ou produtos? Ou é um formulário avaliativo para ser utilizado com o objetivo de transmitir uma mensagem? Responda a essas perguntas e incorpore as informações no formulário avaliativo que decidir utilizar. Bons formulários avaliativos fornecem as informações que você procura.

Vantagens dos questionários

Os questionários são de fácil administração e anônimos. Eles podem ser entregues depois que uma transação for concluída ou como parte de uma pesquisa online. A coleta de dados é barata e fácil de calcular. A avaliação pode ter uma reviravolta relativamente rápida.

Desvantagens dos questionários

Os questionários podem não fornecer um feedback profundo. Eles podem ser preenchidos com inclinações ou a resposta da amostra poderia ser distorcida. Um cliente insatisfeito pode dar respostas muito negativas. Para todos os dados recolhidos, pode não haver uma amostra estatística representativa. Não existe certeza de que os formulários enviados serão devolvidos.

Vantagens das entrevistas

As entrevistas são mais interativas do que os questionários. O entrevistador pode fazer perguntas mais profundas. Um entrevistador profissional pode tirar os verdadeiros sentimentos do entrevistado e reunir uma melhor percepção do que um questionário. Um entrevistador pode obter informações muito mais detalhadas.

Desvantagens das entrevistas

As entrevistas têm uma mão de obra cara e intensiva. A informação recolhida pode ser difícil de agrupar em um formato útil. O processo de avaliação pode ser muito lento. Um entrevistador inexperiente pode não registrar as respostas corretamente.

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