on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são as vantagens e as desvantagens dos gateways?

Atualizado em 17 abril, 2017

Um gateway é usado para conectar dois computadores com protocolos diferentes, de tal forma que eles possam se comunicar uns com os outros. Isso é, por vezes, chamado de gateway de comunicação. Eles podem ser úteis ao tentar se conectar a computadores de diferentes sistemas operacionais e funções, mas pode ser difícil solucionar problemas relacionados a eles.

Um gateway pode ser usado para conectar computadores com protocolos diferentes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Flexibilidade

Algumas redes são configuradas através de um roteador. O roteador pode ser usado em computadores com protocolos semelhantes, significando que eles têm similaridades de hardware e softwares instalados. Um gateway concede mais flexibilidade para sua rede, pois pode traduzir informações de computadores com diferentes sistemas. Isso significa que vários tipos diferentes de computadores podem ser configurados no mesmo gateway, e as mesmas informações podem ser acessadas a partir de cada computador.

Loading...

Segurança

Os gateways também podem ser programados para conceder ou negar certos privilégios de usuários. Eles também permitem a autenticação, de modo que é necessário uma senha ou outra forma de segurança antes que um usuário tenha acesso a eles. Para redes que contenham informações sensíveis, isso pode ser útil no sentido de garantir que somente usuários privilegiados tenham acesso a elas. Esse tipo de segurança é utilizado na maioria das redes e é essencial para evitar acessos indesejados.

Tempo

Uma vez que um gateway traduz informações de diferentes protocolos antes de transmiti-las, pode haver um atraso ao usar redes associadas a eles. A transferência instantânea quase nunca é possível ao usá-los. Um gateway pode também emitir informações armazenadas em cache ou informações velhas armazenadas por ele, se o cache não for limpo adequadamente. Isso pode levar a novas restrições de tempo ao usar gateways, já que um certo tempo será necessário para limpar o cache.

Solução de problemas

Um gateway segue um processo bastante rígido e, portanto, não pode ser facilmente programado. Solucionar problemas relacionados a ele pode ser difícil, diferentes ferramentas são necessárias para a detecção de problemas em computadores com diferentes protocolos. Se um gateway falhar, então a comunicação será perdida na rede. Essa comunicação não pode ser restaurada até que o problema seja localizado, o que significa passar por cada computador da rede e solucionar os problemas individualmente até que tudo seja resolvido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...