Quais são as vantagens e desvantagens da leitura guiada?

Escrito por alison williams | Traduzido por jesse mourao
Quais são as vantagens e desvantagens da leitura guiada?
A leitura guiada envolve a decodificação e interpretação de um texto (Pixland/Pixland/Getty Images)

A leitura guiada tem a ver com o ensino da leitura, não apenas com ouvir as crianças lendo. Em uma sessão de leitura, com esse método, deve haver um foco específico e objetivo de aprendizagem. A leitura guiada inclui não só a decodificação de um texto, mas também a compreensão e interpretação do mesmo. Os alunos devem se envolver com o texto, avaliá-lo criticamente e refletir sobre suas respostas a ele, trazendo o conhecimento prévio para a compreensão textual. Com essa abordagem, os alunos desenvolvem as habilidades de inferência, dedução, justificação e avaliação.

Como a leitura guiada funciona

Na leitura guiada, as crianças são agrupadas de acordo com suas capacidades e recebem livros apropriados às suas habilidades de leitura. O professor usa várias cópias do texto, uma para si mesmo e outra para cada aluno. As crianças, então, fazem leituras individuais, não em uníssono ou de forma alternada. Depois de um certo ponto, o professor retorna ao texto e se concentra em um ponto específico de ensino. Para os leitores mais jovens, o ensino deve focar em várias estratégias de leitura, pois os leitores mais velhos, se concentrarão nas análises e exploração do texto.

Quais são as vantagens e desvantagens da leitura guiada?
As crianças leem de forma independente em sessões de leitura guiadas (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Vantagens da leitura guiada

A leitura guiada tem muitas vantagens. Ela permite que um professor se dedique a alunos específicos, observando seu progresso e dificuldades. Esse método de ensino ajuda os alunos a desenvolver estratégias para melhorar a sua leitura e a se tornarem leitores independentes e, ao mesmo tempo, proporcionando um suporte ao professor, quando necessário. A leitura guiada também oferece uma oportunidade para que os alunos se envolvam em análise de diálogo, pois eles têm a oportunidade de discutir um texto com os outros, comunicando as suas próprias ideias e aprendendo com o conhecimento e ideias compartilhadas pelos outros

Outra vantagem é que os alunos podem ser organizados em grupos com outros de capacidade similar. Isso ajuda diminuir um pouco do estresse de leitura e pode construir a confiança, aumentando a motivação do aluno para ler.

Desvantagens da leitura guiada

Embora agrupar crianças de acordo com a capacidade delas tenha suas vantagens, há um aspecto negativo nisso. As crianças se desenvolvem em ritmos diferentes e é improvável que todas as crianças do grupo estejam exatamente no mesmo nível, para que um professor se comprometa em fazer essa classificação, que nem sempre é a ideal. Restrições de tempo também podem ter um efeito prejudicial sobre a leitura orientada; é importante distribuir o tempo de forma que todos tenham atenção individual suficiente durante a sessão. Isso pode causar um outro problema: enquanto o professor está trabalhando com o grupo, é essencial que os outros alunos também estejam trabalhando de forma produtiva. Este pode ser um aspecto difícil de gerenciar na leitura guiada. Além disso, a leitura deve servir a um propósito. Se o objetivo de aprendizagem não for claro, a sessão não terá cumprido seu objetivo.

Implicações práticas para a sala de aula

Para que a leitura guiada não seja prejudicada pelas desvantagens, é importante que as sessões sejam bem organizadas, focadas e com recursos. Não deixe que as sessões sejam usadas ​​para a leitura em grupo. O objetivo não é fazer todas crianças lerem, mas fazê-las ler individualmente. Certifique-se de que a sessão tenha um objetivo claro e direcionado para a aprendizagem, e que tudo conduza para esse fim.

Seja flexível ao agrupar alunos individuais, permitindo uma fluidez de um grupo para outro. Escolha textos adequados e reserve tempo para discutir o texto. Ao trabalhar com um grupo específico, deixe os outros realizando alguma tarefa; se possível, use um ajudante adulto para garantir que o resto da classe esteja ocupada de forma construtiva, permitindo que você se concentre em seu grupo de leitura guiada.

Quais são as vantagens e desvantagens da leitura guiada?
A leitura guiada dá aos alunos a oportunidade de ler de forma independente (Creatas/Creatas/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível