on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são as vantagens e desvantagens do Método do Caminho Crítico?

O Método do Caminho Crítico (CPM -- Critical Path Method) refere-se à sequência lógica de eventos em uma tarefa para determinar a maneira mais eficiente de alcançar os objetivos do projeto. Desenvolvido na década de cinquenta, o CPM assume que a conclusão bem sucedida de um projeto requer uma sequência de atividades cuidadosamente planejadas e a determinação do tempo necessário para completar cada uma delas. Quando o método é usado, tempo e recursos são poupados, visto que a trajetória mais eficiente é seguida.

O sequenciamento de atividades é essencial para o desenvolvimento de um caminho crítico (CPM) (pen showing diagram on financial report/magazine image by Anton Gvozdikov from Fotolia.com)

Vantagens do CPM: Distribuição de recursos

O CPM auxilia no planejamento do projeto e permite que seus gestores tenham uma estimativa razoável dos problemas a serem encontrados durante sua realização. Isso os ajuda não apenas a distribuir recursos de maneira prudente, mas também a preparar planos de contingência.

Loading...

Vantagem: Programação e planejamento a longo prazo

Quando o CPM é utilizado, é possível fazer um planejamento a longo prazo, pois todos os membros de uma equipe envolvem-se na programação das atividades. Isso ajuda o grupo a identificar processos que possivelmente gerarão duplicidade e, normalmente, ajuda a alcançar um bom custo-efetividade. Como resultado, a equipe terá uma compreensão exata do projeto. O CPM ajuda ainda a identificar potenciais riscos a longo prazo logo no início de um projeto.

Desvantagem do CPM: Imprevisibilidade de alguns processos

Uma suposição acerca do CPM é que os gestores e suas equipes estão cientes das diversas atividades em um projeto e estão em uma posição que lhes permite prever a sequência de eventos com um grau aceitável de exatidão. Entretanto, na prática, isso raramente acontece, já que muitos fatores que exercem influência sobre um projeto não são apenas imprevisíveis, mas também estão além do controle da equipe.

Desvantagem: Evolução dos caminhos

O CPM opera também diante da suposição de que, uma vez que um caminho tenha sido identificado, ele permanecerá inalterado até o fim do projeto. Contudo, os caminhos críticos evoluem conforme o projeto avança e, como resultado, surge a necessidade de criação de novos caminhos. Quando um projeto possui muitas atividades, sempre há o risco de que um erro possa ser feito no desenvolvimento do caminho crítico. Em última instância, isso significa que a equipe deve revisar continuamente o esquema do caminho crítico criado no início do projeto. As vantagens do Método do Caminho Crítico claramente superam seus deméritos, e, portanto, ele é uma ótima ferramenta para gerenciadores de projetos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...