Quais as vantagens e desvantagens das mídias impressa e eletrônica

Escrito por daisy peasblossom fernchild Google | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as vantagens e desvantagens das mídias impressa e eletrônica
Tradicionalmente bibliotecas armazenam material impresso (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Como a mídia eletrônica se tornou mais acessível e difundida, o debate em meio aos bibliotecários, educadores e empresários agora é algo que cada um deve se perguntar: Quais são as vantagens da mídia impressa e da mídia eletrônica? Quais as desvantagens de cada uma? O que o uso de cada uma significa para famílias, leitores, estudantes, empresários e outros? Cada mídia tem seus elementos únicos no processo de comunicação.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens dos livros

Livros são portáteis. Seus custos variam, porém a maioria tem valor mais acessível (exceto livros de estudo caros). Podem ser comprados de segunda mão por leitores famintos de ficção com valores baixíssimos (se você não for muito exigente a respeito do conteúdo). Livros podem ser um belíssimo enfeite em uma sala de estar ou escritório, especialmente os de capa dura. Pode-se escrever notas nas margens de livros didáticos ou de artesanato; e quando armazenados corretamente podem durar vários anos. Uma vez impresso, o conteúdo é estático; não será alterado.

Desvantagens dos livros

Livros requerem espaço de armazenamento. Precisam de prateleiras para manterem-se organizados e protegidos. Livros em box são muito pesados para serem movidos de lugar. A atualização deles exige uma nova tiragem, o que pode ser caro. Livros estão sujeitos ao desgaste, ao intemperismo e as páginas podem amarelar e perder a tinta. A maioria dos livros é impressa em papel feito de polpa de celulose, que vem de árvores (um recurso que demora para ser renovado).

Vantagens de revistas e jornais

Revistas e jornais estão prontamente disponíveis à maioria das pessoas. A informação que há neles é mais imediata que a oferecida em livros e o custo de produção é menor. Leitores podem assinar seus jornais e revistas favoritos ou encontrá-los em bancas de jornal ou vitrines de lojas. Enquanto alguns destes tem um nível duvidoso de confiabilidade, os artigos das melhores revistas e jornais são, geralmente, escritos por profissionais e revisados por editores ou até um conselho de revisão que tem como única função estabilizar a precisão profissional.

Desvantagens de revistas e jornais

Eles têm uma vida útil limitada. Seu valor diminui depois da data de publicação (exceto jornais escolares com eventos históricos e revistas de artesanato). Se acumulam muito rápido, tornando-se um problema de organização em casa e até mesmo um perigo de incêndio se coletados por muito tempo. Correções só podem ser feitas através de uma retratação em edições posteriores. Como os livros, eles são impressos em papel feito de polpa de celulose.

Vantagens de rádio e televisão

O rádio iniciou a tendência de noticiários e entretenimento eletrônicos. Pela primeira vez, notícias ao vivo podiam ser transmitidas diretamente do repórter ao ouvinte. O incêndio do dirigível de Hindenberg é um exemplo primitivo de cobertura imediata de um evento trágico. Transmissões de rádio também podem ser usadas em comunicações locais, em áreas onde fios para telégrafo ou telefone são impraticáveis. A televisão deu voz ao cinema, concedendo aos que viviam em áreas rurais a chance de ver entretenimento ao vivo. Noticiários ao vivo trazem as notícias muito mais rápido do que é possível para qualquer impressão.

Desvantagens de rádio e televisão

O imediatismo trouxe questões de ética com ele. A transmissão "A Guerra do Mundos", de Orson Welles (uma radionovela baseada na obra de ficção científica de H. G. Welles), causou incrível pânico. A televisão colocou a guerra do Vietnã diretamente nas salas de estar. Psicólogos ficam preocupados com o efeito que imagens fortes podem ter sobre crianças. A não ser que sejam gravadas, as transmissões são essencialmente inconstantes. A transmissão ao vivo de notícias tende a ser superficial em comparação à mídia impressa (jornais, revistas ou livros).

Vantagens de computadores e internet

Os computadores e a internet abriram novas perspectivas de comunicação. Usuários podem baixar livros eletrônicos, ler revistas, assistir filmes, acessar notícias e corresponder-se com outros sem sair de casa. Podem até mesmo ter videoconferências com amigos se possuírem o equipamento certo. Podem enviar todo tipo de material para a internet. Tudo isto é uma vasta infinidade de recursos que reúne todas as formas de comunicação anteriores. É um banquete de música, livros, programas, notícias e opinião pessoal. Os usuários podem salvar o material selecionado no disco rígido de seus computadores, gravar em CDs ou em dispositivos externos de armazenamento para uso posterior. Netbooks, leitores de livro eletrônico e tocadores de áudio digital que cabem no bolso fazem com que seja possível carregar coleções musicais e uma pequena livraria em seu bolso.

Desvantagens de computadores e internet

Também é quase impossível regularizar o conteúdo, pois a internet é muito vasta. Embora seja mais acessível do que costumava ser, o equipamento necessário para desfrutar deste oceano de mídias é caro. É necessário ter discriminação quando buscamos uma informação, pois qualquer um com o equipamento pode postar qualquer coisa na internet. Muito conteúdo não é analisado para sabermos sua precisão. Informação armazenada eletronicamente pode ser modificada. Uma queda nos servidores, um curto-circuito, alguém insatisfeito com a informação que possa prejudicá-la com seus conhecimentos em programação ou uma decisão executiva podem remover a informação ou alterá-la sem aviso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível