Mais
×

Quais são as vantagens e as desvantagens do PIB em macroeconomia?

Atualizado em 23 março, 2017

O Produto Interno Bruto (PIB) é uma medida aproximada do poder econômico de um local. Calculado basicamente como a soma do valor total dos bens e serviços de uma determinada economia, o PIB é útil graças à sua simplicidade. No entanto, há algumas desvantagens ao considerá-lo como um indicador do crescimento econômico.

As economias são medidas tendo como base o valor total de seus bens e serviços (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Simplicidade

Embora o PIB tenha algumas imperfeições, ele é útil porque representa uma economia através de um único número. Este número bruto mostra o quanto ela está produzindo. O PIB não mostra tantos detalhes quanto outras medições, mas também é mais fácil de ser compreendido do que elas.

Indicador de bem-estar econômico

O PIB, de acordo com o economista François Lequiller, da OCDE, é um indicador de bem-estar econômico devido à sua conexão com bens e serviços desta economia. Se o PIB for alto, então a produção é alta, o que significa que as pessoas têm dinheiro para comprar bens. Isto, por sua vez, indica que as empresas têm dinheiro para contratar funcionários. Assim, uma grande vantagem do PIB é que ele serve como um indicador claro de como uma economia está indo bem ou mal.

Informações incorretas

O PIB só considera o consumo declarado. Assim, os bens comercializados no mercado negro, como filmes piratas, drogas e trabalho pago em dinheiro, não são considerados. Isso significa que há uma possibilidade de imprecisão no seu total. Uma economia pode ser próspera em bens não declarados, mas ter um PIB baixo, o que significa que ela não refletirá o valor real, apenas o declarado.

Indicador pouco claro

Embora o PIB indique o consumo, ele não diferencia o consumo de alta qualidade e o de baixa qualidade. Se uma cidade, por exemplo, tiver um grande problema com o derramamento de resíduos tóxicos que custa R$ 100 milhões para limpeza, então ela terá uma adição de R$ 100 milhões em seu PIB, apesar do fato do vazamento não ser, obviamente, algo benéfico ou positivo para a economia. O PIB também ignora componentes benéficos como saúde e educação, que são extremamente importantes, mas nem sempre são considerados como lucro.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article