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Quais são as vantagens e desvantagens da tomada de decisão em equipe?

Atualizado em 17 abril, 2017

Como muitas pessoas sabem, o local de trabalho pode estar repleto de desafios. Um dos aspectos mais difíceis de se trabalhar em um ambiente de equipe é aprender a tomar decisões como um grupo. Embora a tomada de decisão em equipe certamente tenha suas vantagens, também existe o lado das desvantagens. Você pode ajudar a agilizar o processo ao aprender e aceitar o que funciona na tomada de decisão em equipe e que não funciona.

A capacidade de trabalhar em um ambiente de equipe é uma habilidade importante para qualquer profissional (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Vantagem: Consenso

Uma das maiores vantagens de trabalhar como parte de uma equipe é a capacidade de chegar a um consenso em grupo. Em geral, quanto mais pessoas totalmente envolvidas em um determinado projeto, mais estrita e mais coerente será a decisão global. Como é impossível chegar a qualquer tipo de consenso quando se trabalha sozinho, isso certamente é o caso para qualquer projeto em equipe.

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Vantagem: Debate

Ao trabalhar em um projeto sozinho, você não pode fazer tudo sozinho no que diz respeito a considerar ideias. Às vezes, é preciso abranger pelo menos duas ou três mentes criativas em um projeto para chegar a uma solução eficaz. A capacidade de debater com seus colegas torna o trabalho em equipe eficiente, tanto em termos de gestão do tempo como no resultado final.

Desvantagem: Discussões

Qualquer pessoa que já tenha trabalhado em equipe provavelmente já participou da discussão que pode acontecer quando chega a hora de tomar a decisão final. Uma certa quantidade de discussão é de se esperar em qualquer processo de tomada de decisão em equipe; no entanto, algumas são muito mais propensas a debate excessivo do que outras. Discutir durante o processo de tomada de decisão pode levar a um enorme desperdício de tempo, e é uma desvantagem drástica de uma abordagem baseada em equipe.

Desvantagem: Responsabilidades

Na maioria das situações em equipe, as responsabilidades não são partilhadas equitativamente. Muitas vezes, há pelo menos uma pessoa no grupo que tem mais poder quando se trata de tomar a decisão final. Isso pode levar a uma variedade de problemas, sendo o mais pronunciado a tensão entre os membros do grupo, podendo ter um efeito negativo sobre a decisão final.

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Referências

Recursos

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