Quais são as vantagens dos esteroides?

Escrito por dan ketchum | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as vantagens dos esteroides?
Os perigos e benefícios dos esteroides devem ser devidamente considerados (pills image by Bradlee Mauer from Fotolia.com)

Embora os vários aspectos negativos dos esteroides sejam bem conhecidos, várias drogas esteroidais possuem vantagens inegáveis. Os esteroides médicos tratam de tudo, desde asma e problemas renais a doença de Alzheimer e câncer, enquanto que os anabolizantes promovem benefícios fisiológicos como o aumento da força e o crescimento de células saudáveis. Como no caso de quaisquer medicamentos, o esteroides tornam-se perigosos quando usados em excesso, provocando efeitos colaterais.

Outras pessoas estão lendo

Usos médicos

Os esteroides oferecem inúmeros benefícios importantes no mundo da medicina. Eles servem principalmente como parte de tratamentos eficazes para o câncer e outras doenças de deterioração muscular, mas também ajudam a tratar a doença de Alzheimer, distúrbios hormonais, asma, problemas renais, paralisia de Bell e paralisia facial. Os corticosteroides -- anti-inflamatórios que duplicam os hormônios da glândula adrenal -- aumentam a resposta do sistema imunológico, diminuem o inchaço e a inflamação, regulam o metabolismo e controlam os níveis de eletrólitos no sangue. Muito usados no tratamento da leucemia, os corticosteroides podem diminuir e controlar tumores e administrar as complicações do tratamento do câncer.

Benefícios fisiológicos

No nível fisiológico, vários tipos de esteroides promovem força, crescimento muscular, energia e desejo sexual. Eles também melhoram as taxas de recuperação, reduzem a dor, promovem perda de peso e definição muscular e podem criar sentimentos de euforia positivos, que levam ao aumento da confiança. Os esteroides anabólicos são hormônios naturais e sintéticos que promovem o crescimento e a divisão celular; na fisiologia humana, isso leva a um crescimento do tecido muscular e por vezes aumenta o tamanho e a força dos ossos. Esses tipos de esteroides também podem acelerar o ganho de peso e fortalecer as fibras musculares, quando usados em conjunto com um treinamento para ganhar peso. Os hormônios esteroides como estrogênios (para as mulheres) e androgênios (para os homens) promovem o desenvolvimento e a manutenção das características e estruturas sexuais secundárias, ajudam a preparar as fêmeas para a gravidez e auxiliam no desenvolvimento dos gametas. Os estrogênios também podem ajudar as mulheres a manter ciclos menstruais normais. Nos homens, a testosterona promove a produção de esperma.

Vantagens atléticas

Talvez os benefícios mais divulgados e contestados dos esteroides sejam suas vantagens atléticas. Eles reduzem a fadiga e melhoram o desempenho físico, permitindo que os atletas realizem atividades mais exigentes fisicamente sem exaustão. O fisiculturistas usam esteroides para aumentar sua massa muscular, enquanto que corredores e outros atletas tomam a droga para tornar-se mais rápidos e aumentar sua resistência. Quando consumidos em doses cíclicas, os esteroides permitem que os atletas aumentem continuamente seus níveis de resistência, alcançando resultados que não seriam possíveis de outra forma, tanto no treinamento quanto em campo. Os sentimentos de euforia criados pelos esteroides levam a uma maior agressividade e estimulam a competição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível