Quais são as vantagens das negociações B2B e B2C pela internet

Escrito por jimmy boyd | Traduzido por rodrigo castilhos
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Quais são as vantagens das negociações B2B e B2C pela internet
Negociar pela internet economiza tempo, dinheiro e recursos (Michael Blann/Lifesize/Getty Images)

As empresas que negociam diretamente com os consumidores (B2C) e com outras empresas (B2B) fizeram uma rápida transição para operações comerciais online na última década. Há muitas vantagens em fazer negócios B2B e B2C pela internet. Os principais benefícios de utilizar a rede para negociar incluem uma maior exposição devido ao marketing viral, entrega mais barata de informação e redução dos custos de transação.

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Custos de impressão

Os folhetos publicitários e outros materiais de propaganda podem ser muito caros no mundo offline. Na Internet, no entanto, uma empresa pode publicar praticamente qualquer quantidade de informação por uma pequena taxa de hospedagem. As empresas podem hospedar um site por menos de R$ 20 mensais e publicar tanta informação quanto desejarem sobre seu leque de produtos e serviços para os consumidores e empresas. Naturalmente, isso elimina completamente os custos elevados de impressão de imagens dos produtos e qualquer outra informação que normalmente é impressa em folhetos.

Redes sociais

Sites como Facebook, Twitter e YouTube oferecem contas para tudo, de empresas multinacionais a empresas regionais. Outros membros podem divulgar um negócio através dessas redes sociais ao tornar-se um fã ou seguidor ou postando links de vídeos. Isso gera um efeito viral gratuito de divulgação boca a boca em ambas as operações, tanto B2C quanto B2B. Como benefício adicional, geralmente é gratuito se cadastrar nas redes sociais e enviar mensagens para as empresas, tanto grandes quanto pequenas.

Marketing por e-mail

As empresas de resposta automática oferecem um serviço que envia e-mails para clientes e empresas em potencial. Uma empresa pode criar uma lista com milhares de endereços de e-mail de clientes e lhes enviar notícias da companhia e ofertas especiais de tempos em tempos. O marketing por e-mail também economiza os custos de impressão e envio. Somente a postagem de uma correspondência tradicional para 1000 pessoas custaria centenas de reais. Tanto os negócios B2B quanto os B2C podem reduzir esse gasto e enviar e-mails para os mesmos 1000 clientes por menos de R$ 100 por mês.

Custos de telecomunicações

Usando os recursos da internet, as empresas podem reduzir as despesas de atendimento ao cliente. Ter uma seção completa de dúvidas frequentes no site da empresa pode reduzir muito as consultas de clientes. Além disso, a realização de atendimentos ao cliente por bate-papos ao vivo pode reduzir os custos telefônicos. Publicar no blog da empresa é outra maneira de manter a base de clientes de ambas as empresas, B2B e B2C, informada. Isso reduz os custos de consultas e telecomunicações.

Processamento do pagamento

Nos estabelecimentos comerciais tradicionais, as empresas precisam de máquinas de cartão de crédito e pessoal para receber os pagamentos com cartão, cheques e dinheiro. Online, é possível economizar em algumas dessas despesas recebendo pedidos pela web. Companhias como PayPal, Google Checkout e Authorize.net permitem o processamento imediato de pagamento. Os pagamentos online se ajustam mais às pequenas compras B2C, porém algumas transações B2B podem estar nos limites dos processadores online de pagamento. Por exemplo, a quantia máxima que um usuário do PayPal pode enviar em uma transação é de R$ 20.000.

Encontrar sócios de negócios B2B

Uma vantagem adicional para as empresas B2B é a possibilidade de encontrar sócios em potencial para seus negócios pela internet. No passado, era muito difícil encontrar parceiros B2B a nível nacional. Hoje em dia, no entanto, a maioria das empresas tem um site. Elas podem usar mecanismos de busca gratuitos para encontrar outras empresas que possam precisar dos seus produtos ou serviços. Uma empresa que faz o marketing B2B também pode usar recursos gratuitos como o ThomasNet para encontrar fabricantes de centenas de categorias de produtos.

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