Quais são as vantagens das sub-redes?

Escrito por jacob andrew | Traduzido por victor almeida
Quais são as vantagens das sub-redes?
As sub-redes dividem grupos físicos em segmentos conhecidos por roteadores e firewalls (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Um endereço de IP muitas vezes vem com um número chamado máscara da sub-rede, que determina a sub-rede da qual o hóspede faz parte. Isso permite que os administradores dividam a sua rede privada em segmentos virtuais praticamente definidos. Elas fornecem uma série de benefícios para os administradores e usuários, fazendo a administração e o roteamento de forma mais eficiente.

Evite transmissões desnecessárias

Computadores conectados a uma rede, enviam informações regulamente para qualquer outro computador ligado a ela, referida como uma transmissão. Elas são causadas por vírus e malware, assim como por muitos programas legítimos. Em redes menores (por exemplo, com menos de 50 pessoas), isso pode não ser um problema, mas nas organizações com centenas ou milhares, os usuários podem achar sua rede lenta.

As transmissões no entanto, não são encaminhadas para além da sub-rede de um usuário. Ao dividir um endereço IP grande em sub-redes menores, você evita que as transmissões afetem toda a rede física, restringindo-as para as sub-redes individuais.

Aumente as opções de segurança

A maioria dos aparelhos de segurança de rede funciona por meio da avaliação do tráfego entre redes. Ao colocar recursos sensíveis na mesma sub-rede que todos os outros usuários, você torna a implantação de medidas de segurança mais difíceis. Separar as funções vitais em sub-redes permite implementar medidas de segurança, como firewalls. Eles podem ser configurados para assegurar que apenas os hospedeiros ou outras sub-redes autorizadas tenham acesso a esses servidores e o de outras redes.

Simplifica a administração

Muitas vezes uma organização tem vários departamentos que requerem acesso a diferentes tipos de recursos. Se os departamentos de contabilidade e de zeladoria estão na mesma sub-rede, por exemplo, então as suas restrições de acesso têm que ser controlada em uma base hospedeiro-por-hospedeiro. Mas quando os dois departamentos são colocados em sub-redes separadas, as opções de segurança podem ser aplicadas com base nessas sub-redes.

Controle de crescimento

Ao planejar uma rede, você pode controlar o número de máscaras de sub-rede disponível e quantos hospedeiros estarão disponíveis para cada sub-rede. Por exemplo, 192.168.1.0 com uma máscara de sub-rede 255.255.255.0 permite oito bits para serem usados para definir os hospedeiros (2 ^ 8 = 256, menos a rede e o endereço da transmissão, sendo então um total de 254 potenciais hospedeiros), porém fornecendo para mais de 16 milhões de redes (2 ^ 24). Uma máscara de sub-rede 255.255.0.0, no entanto, permitiria mais de 65.000 redes e hospedeiros cada. Com um pouco de planejamento, os administradores podem dimensionar suas sub-redes de forma que corresponda ao número de redes previstas para o número de hospedeiros esperados em cada sub-rede.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível