Quais os vários usos dos cobertores de emergência laminados?

Escrito por cl hendricks | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais os vários usos dos cobertores de emergência laminados?
Cobertores de emergência ajudam a manter um corpo ou equipamento protegido de altas e baixas temperaturas (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Os cobertores de emergência prateados e brilhantes parecem nada mais que folhas enormes de papel alumínio, mas na verdade são feitos de um filme plástico metalizado chamado de "Mylar". O material for originalmente criado para fins decorativos nos anos 50, mas não demorou muito para a NASA começar a experimentar diferentes usos para ele. Os pesquisadores inventaram um tecido dupla face que era um isolante perfeito para proteger instrumentos delicados, para ser usado em roupas espaciais e para proteger contra o intenso calor da entrada na atmosfera durante a volta.

Outras pessoas estão lendo

Usos do material

Com o tempo, o material encontrou seu caminho para o mercado e sua habilidade de refletir e conservar calor o tornou perfeito para uma ampla variedade de aplicações. Hoje, o Mylar pode ser encontrado nas roupas protetoras usadas por bombeiros, isolando canos de água, em caixas de pizza, embalagens de bombons e em motores de carros. Entretanto, são as aplicações na área de sobrevivência em que o Mylar realmente teve um impacto e ficou conhecido como "cobertor espacial".

Cobertor de sobrevivência

Sua capacidade de refletir e receber o calor do corpo torna o cobertor de Mylar perfeito para situações de emergência. Ele não apenas é muito leve, como também quando dobrado tem o tamanho de um baralho de cartas, perfeito para levar no bolso quando você for fazer trilhas na natureza, ou para ter no porta-luvas do carro para usar em tempestades inesperadas durante o inverno. Para usar, apenas envolva o corpo com ele, apertando as bordas sob os lados do seu corpo e pés e cobrindo a cabeça, para prevenir perda de calor por essa região. Várias pessoas carregam um pequeno rolo de fita adesiva para usar com seu cobertor de emergência, para colar as bordas e criar um tipo de saco de dormir, eliminando lufadas de ar frio.

Proteção contra o frio

Seja acampando numa barraca, enfrentando a falta de energia elétrica em casa ou tendo que permanecer em seu carro durante uma súbita tempestade de inverno, o cobertor de sobrevivência pode fazer a diferença. Cubra as paredes da barraca, as janelas de sua casa ou do carro com o lado brilhante voltado para dentro. Isso vai refletir de volta o calor do seu corpo ou mesmo o calor de uma vela de volta para o ambiente, ajudando você a sobreviver.

Proteção contra o calor

Se faltar energia elétrica durante o verão, coloque os cobertores espaciais nas janelas com a parte brilhante voltada para o exterior para refletir o calor do sol para fora da casa. Isso pode fazer muita diferença na temperatura da residência. Se você estiver em uma barraca, coloque o cobertor sobre o topo de sua barraca para refletir o sol para fora. Você também pode esticar o cobertor sobre seu carro, para manter a temperatura interna um pouco mais fria.

Abrigo para sobrevivência

Um cobertor espacial deve ser incluído em toda mochila, pochete ou bolso ao praticar atividades ao ar livre. Em uma emergência, o cobertor pode ser usado para fazer uma barraca ou outro tipo de abrigo. Se você fizer uma fogueira cerca de 1,5 metro em frente a um toldo feito com o cobertor, com a parte brilhante voltada para dentro, você pode sentar entre o fogo e a "parede" atrás de você e o calor da fogueira será refletido de volta para suas costas, mantendo-o muito aquecido.

Truques usando o cobertor de emergência

O lado brilhante do cobertor pode ser usado para sinalizar pedidos de ajuda da mesma maneira que você usaria um espelho. Você pode cortar um buraco no centro do cobertor e então vesti-lo como se fosse um poncho. Corte o cobertor para criar uma bandana para usar em sua cabeça durante o inverno para conservar seu corpo aquecido ou no verão, para refletir o sol para longe de sua cabeça. O material também pode ser usado para cozinhar com a luz do sol.

Coletando água

Considerando que o Mylar é à prova d'água, você pode usá-lo para coletar água da chuva. Pode até mesmo ser usado para destilar água usando o calor do sol, basta colocá-lo sobre uma grande depressão do solo, com um recipiente no fundo do buraco no chão. Então, coloque um seixo sobre o cobertor para criar um leve afunilamento diretamente sobre o recipiente. Deixe assim durante uma noite, durante a qual a condensação irá se formar no lado de dentro do cobertor, e gotejar para o recipiente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível