Conhecimento

Quais são as vertentes da economia?

Escrito por raleigh kung | Traduzido por helmir soares
Quais são as vertentes da economia?

Macroeconomia e microeconomia são as duas vertentes principais da teoria econômica

Economic crisis image by Denis Ivatin from Fotolia.com

Economia é uma das disciplinas básicas em quase todos os cursos de graduação. Trata-se do estudo acadêmico que mostra como funcionam as transações monetárias e a relação entre dinheiro, consumidor e negócios. Ela pode ser dividida em duas vertentes principais: a macroeconomia e a microeconomia. Cada uma delas possui subdivisões e ambas são necessárias, para identificar os diferentes aspetos das várias economias.

Outras pessoas estão lendo

Macroeconomia

A macroeconomia trata a economia como um todo - o seu comportamento, os elementos principais e os sistemas hierárquicos. A escala das discussões macroeconômicas gera-se ao nível nacional e lida com fatos do desempenho econômico desse país -- o produto interno bruto (PIB), a inflação, a taxa de juro e o desemprego. Ela também trata do comércio internacional e do impacto global das importações e exportações no crescimento econômico de uma nação.

Subdivisões da macroeconomia

Alguns dos sub-tópicos importantes da macroeconomia são os fatores que influenciam as políticas de estabilização de uma nação e a economia pelo lado da oferta. As políticas de estabilização de mercado incluem a capacidade de um governo em controlar o seu crescimento econômico aplicando políticas monetárias e fiscais durante um boom econômico e nos períodos de recessão. O lado da oferta lida com o volume de produção de bens desse país e a maneira como estabelece preços competitivos contra outros países concorrentes, criando um mix de produtos destinados a ótimos níveis de exportação e de crescimento.

Microeconomia: Geral

A microeconomia é o estudo das transações entre pessoas e empresas e da forma como o fluxo de dinheiro opera entre essas entidades básicas. Isso inclui o investimento empresarial e as poupanças pessoais. Ela foca também na relação oferta e demanda entre comprador e vendedor e como esta última determina os preços equilibrados de bens e serviços.

Subdivisões da microeconomia

As subdivisões da microeconomia estudam as atividades monetárias específicas que são representadas por quaisquer indivíduos ou empresas. Algumas bases de conhecimento significativos da microeconomia são o efeito de rede e a teoria do consumidor. O efeito de rede descreve a capacidade de uma microeconomia em gerar dinheiro adicional dentro do seu sistema de maneira auto-suficiente. Isso é ilustrado pelos efeitos do crescimento monetário nas relações consumidor--bancos, negócios--investimentos e, finalmente consumidor--negócios. A teoria do consumidor é o estudo de como os fatores quantitativos e qualitativos afetam os gastos e as poupanças do consumidor. Alguns dos tópicos dessa teoria incluem: o efeito das taxas de juro sobre os empréstimos, o investimento no trabalho e o efeito que as tendências tecnológicas têm no sentido de incentivar o consumismo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media