×
Loading ...

Qualidades de pessoas com boa habilidade de comunicação

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma pessoa com boa capacidade de comunicação geralmente possui certas qualidades que fazem dela um ouvinte eficaz e um bom orador. Enquanto todos têm estilos diferentes de comunicação, alguém com boas habilidades provavelmente aprendeu ou nasceu com determinados atributos que o tornam bem sucedido ao lidar com os outros. No entanto, boas habilidades de comunicação também podem ser falsificadas por pessoas que estão apenas interessadas em ganhar espaço ou persuadir uma audiência.

Uma pessoa com boas habilidades de comunicação é normalmente um orador persuasivo (Michael Blann/Lifesize/Getty Images)

Autoconsciência

Alguém com boas habilidades de comunicação é geralmente autoconsciente. Isso significa que ele está em contato com a impressão que passa aos outros em seu discurso e em sua ação. Ele provavelmente está em sintonia com as sutilezas de seus próprios humores e pode reconhecer como os outros podem interpretar sua linguagem corporal ou o tom de voz. Ele entende que não está sempre certo e que os outros veem o mundo e formam opiniões por meio de suas próprias experiências de vida. Ele conhece seus próprios pontos fortes e fracos.

Loading...

Objetividade

Outra qualidade de alguém com boas habilidades de comunicação é a objetividade. Um comunicador eficiente é capaz de ver uma discussão ou um problema de forma imparcial. Ele é capaz de ver as coisas como elas são, sem anexar julgamento ou preconceito a elas, e sabe que há muitas maneiras de olhar para um problema, estando disposto a considerar as opiniões ou ideias de outras pessoas de modo justo e racional.

Receptividade

Um bom comunicador é receptivo. Ele é capaz de ouvir as ideias dos outros e está disposto a admitir quando eles estão certos, ou quando eles têm pontos válidos. Ele é capaz de escolher a melhor ideia baseado no que é melhor para ele ou para o grupo, não apenas escolher sua própria ideia para criar uma boa impressão sobre si mesmo. Uma pessoa que é receptiva é geralmente capaz de se comunicar bem, porque os outros se sentem ouvidos.

Paciência

Bons comunicadores também tendem a ser pacientes. Eles sabem que não podem sempre ter a palavra e expor suas opiniões quando bem querem. Também sabem que às vezes é necessário esperar até que outra pessoa tenha terminado de falar antes de mudar de assunto ou falar sobre si mesmos. Alguém que é um bom comunicador é paciente o suficiente para ouvir a outra pessoa, independentemente de quanto tempo essa pessoa leva para transmitir a sua opinião ou ideia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...