Qualidades de um professor dedicado

Escrito por lars tramilton | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qualidades de um professor dedicado
Seja um professor que comanda a sala de aula (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Ser professor é uma das ocupações de maior valor e importância que existem. Afinal, os professores são parcialmente responsáveis por moldar o futuro de jovens mentes (e como resultado, do mundo como um todo) e interagir com crianças nos anos chave de sua formação, quando pensamentos, hábitos de estudo e ideias estão começando a se formar e se unir.

Outras pessoas estão lendo

Equidade

Equidade e justiça são dois componentes importantes para um professor dedicado. Isso significa não ter alunos favoritos e tratar todos eles de uma maneira igualmente respeitosa. Até mesmo crianças muito novas são capazes de detectar sinais de injustiça. Isso não significa, no entanto, que os professores não devam ser capazes de identificar os pontos fortes e as fraquezas individuais de cada estudante, e focarem em como acomodá-las , acentuá-las ou eliminá-las.

Acessibilidade

A acessibilidade é vital para ser um bom professor. Se uma criança tem uma pergunta e deseja aprender mais, é muito importante que ela não tenha medo de abordar o professor. Os estudantes são capazes de prosperar em um ambiente educacional amigável, caloroso e não ameaçador. Se uma criança se sentir estúpida por não saber alguma coisa e fazer uma pergunta, isso pode fazer com ela desista de aprender, no geral.

Organização

Os professores são responsáveis por guiar um grande grupo de estudantes. Como resultado, é crucial que possuam fortes habilidades organizacionais. Os estudantes necessitam de uma atmosfera estruturada para aprender efetivamente. Estabilidade e previsibilidade podem ajudar os estudantes a se sentirem seguros. De grades horárias a cronogramas, uma boa organização pode ajudar uma classe a funcionar sem problemas e produtivamente.

Empatia

A empatia também é uma qualidade benéfica para professores dedicados e devotados. Isso é particularmente importante para professores de crianças jovens, que algumas vezes podem ser vulneráveis e sensíveis. Caso uma criança esteja apresentando dificuldades de aprendizado, ela precisara de alguém com a capacidade de sentir compaixão por ela. A capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa é um bem valioso na busca de um professor em se tornar um educador de qualidade.

Curiosidade

A curiosidade intelectual é uma forte qualidade para professores. Professores experientes são fascinados pelo conceito de aprendizado, que por sua vez, pode ser influenciado pelos estudantes. Se um professor está continuamente fazendo perguntas e tentando aprender mais (para ajudar melhor seus estudantes), ele está demonstrando paixão e amor genuínos por sua carreira, ao invés de simplesmente esperar o fim do expediente todos os dias.

Expectativas

Professores dedicados por vezes também têm altas expectativas em relação aos seus alunos. Esses professores encorajam seus estudantes a sonhar alto e não se conformarem com nada a menos do que o melhor de sua capacidade. Quando um professor apresenta uma atitude de "se importar" com seus alunos, eles não sentem medo de decepcioná-lo. Promover um sentimento saudável de realização é vital para o ambiente de uma sala de aula.

Comunicação

Habilidades de comunicação interpessoais eficientes são cruciais para ser um bom professor. Um professor precisa ter a habilidade de articular suas expectativas de maneira clara para seus estudantes. Por sua vez, também é importante que um professor possua uma forte habilidade de escuta ativa. Caso um estudante aborde-o com um problema, ele precisa ser capaz de examinar apropriadamente a situação e ajudar o indivíduo a descobrir uma solução ou plano de ação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível