Qualidades de retenção de calor em tijolos refratários

Escrito por steven colbath | Traduzido por lúcia collischonn de abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qualidades de retenção de calor em tijolos refratários
Tijolos refratários são utilizados aqui para alinhar e isolar a lareira (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Tijolo refratário é um material de construção comum usado na construção de lareira e forros de fornos. Este tipo de tijolo é utilizado porque possui propriedades isolantes, bem como a capacidade de armazenar calor. Uma vez que as propriedades do material do tijolo são tão diferentes do tijolo e argamassa normal, o tijolo refratário é normalmente instalado para ser independente da construção de alvenaria normal.

Outras pessoas estão lendo

Medindo a retenção de calor de um tijolo refratário

A medida da retenção de calor de um material é composta por várias propriedades diferentes, as quais são avaliadas separadamente. A condutibilidade térmica, a capacidade de calor e a densidade contribuem para o valor da retenção de calor de um material. A soma destas propriedades é a densidade de energia do material.

Qualidades de retenção de calor em tijolos refratários
O tijolo refratário mantem o calor dentro da área da lareira (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Condutividade térmica do tijolo refratário

Tijolos refratários são tipicamente usados como material isolante. Mesmo assim, o tijolo refratário denso comum tem uma condutividade térmica bastante alta. A condutividade térmica do tijolo refratário denso usado para alinhar lareiras é de 1,40 watts por metro Kelvin (W / (m * K)). Há tijolos refratários de baixa densidade utilizados para alinhar as áreas não sujeitas ao impacto, tais como fornos. Estes tijolos refratários, constituídos de cerâmica de sílica, têm uma condutibilidade térmica tão baixa quanto 0,24 W / (K * m).

Densidade dos tijolos refratários

Existem dois tipos principais de tijolo refratário. O tipo denso é normalmente usado para alinhar lareiras, fogões e fornalhas que recebem uma grande quantidade de desgaste de materiais sendo queimados. O tipo de tijolo mais leve é usado principalmente como um isolador em locais onde não está sujeito a abuso mecânico.

Tijolos refratários densos têm uma densidade relativa à água de 2,4, enquanto um tijolo refratário leve tem uma densidade relativa de apenas 0,60. Uma vez que a densidade é o quanto um material pesa em comparação com outros materiais do mesmo tamanho, utiliza-se a água como base de comparação para todos os materiais.

Retenção de calor dos tijolos refratários

O calor específico de um material é a quantidade de energia necessária para aquecer um quilograma do material em um grau centígrado, medido em Kelvin. A energia é medida em Joules. A quantidade de energia que é armazenada em tijolos refratários é então uma função da densidade do tijolo multiplicado pelo calor específico do material do tijolo.

Um tijolo refratário denso tem uma densidade de energia de 2,52 quilojoules por metro cúbico por grau Kelvin [kJ / (m3 * K]. Um tijolo refratário leve tem uma densidade de energia de apenas 0,36 kJ / (m3 * K). Em comparação, um tijolo vermelho comum tem uma densidade de energia de 1,4 kJ / (m3 * K).

Em resumo, um tijolo refratário denso armazena cerca de oito vezes mais energia de calor quanto um tijolo refratário leve e pode transmitir o calor para uma superfície mais fria cerca de cinco vezes mais rápido.

Qualidades de retenção de calor em tijolos refratários
Tijolos refratários isolantes de luz podem ser usados para alinhar esse forno (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível