Quanta farinha de trigo usar para engrossar ensopados?

Escrito por angela lafollette | Traduzido por andressa v. da nobrega
Quanta farinha de trigo usar para engrossar ensopados?
A farinha de trigo engrossa o ensopado de maneira eficaz para restaurar sua consistência (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sopas e ensopados lhe mantêm aquecido em um dia frio e hidratam o corpo quando estamos doentes. Preparar ensopados caseiros usando caldos, água e temperos ajuda a dar mais sabor ao prato, mas adicionar líquido em excesso a uma sopa pode fazer com que fique rala. Um ensopado ralo pode parecer arruinado, mas é possível engrossá-lo ao invés de jogá-lo fora. A farinha de trigo engrossa o caldo rapidamente e proporciona a textura desejada.

Meça a quantidade de ensopado

Determine exatamente quanto ensopado você preparou. Despeje-o em uma vasilha medidora ou estime a quantidade de líquido usado. Saber a quantidade exata de ensopado determinará quanto de farinha de trigo você precisa adicionar para engrossá-lo. Se você colocar trigo em excesso, ficará muito grosso e ele pode empelotar. Se não colocar farinha de trigo suficiente, terá que passar mais tempo na cozinha até descobrir quanto precisa para engrossar o caldo eficientemente.

Farinha de trigo e água

Adicione uma colher e meia de chá de farinha de trigo para cada xícara de ensopado. Meça a quantidade precisa de farinha de trigo necessária para engrossar a receita. Coloque a farinha em uma xícara ou copo medidor. Adicione duas vezes mais a quantidade de água fria, caldo ou leite à farinha, para criar uma pasta grossa. Mexa bem os ingredientes para eliminar quaisquer grumos de farinha. Leve o ensopado ao fogo para ferver, e então despeje a mistura. Mexa bem até que todos os ingredientes sejam incorporados. Deixe a sopa cozinhar por dez minutos, mexendo frequentemente.

Farinha de trigo e manteiga

Outra alternativa é misturar uma colher e meia de chá de manteiga com uma colher e meia de chá de farinha de trigo para cada xícara de líquido do ensopado. Misture esses dois ingredientes para fazer um "roux", ou base para molho branco. Despeje a mistura em uma nova panela, grande o bastante para conter a sopa. Cozinhe o roux em fogo médio até escurecer. Despeje o ensopado cuidadosamente na nova panela e deixe ferver. Mexa a sopa frequentemente até engrossar e se tornar macia. Diminua o fogo e continue a cozinhar até o momento de servir.

Pasta de farinha de trigo

Misture uma colher de sopa de farinha de trigo com uma xícara de líquido quente do ensopado. Mexa a farinha até incorporá-la ao ensopado. Despeje a pasta no ensopado e mexa frequentemente para remover grumos. Continue a mexer até engrossar. Deixe a sopa cozinhar em fogo baixo por entre cinco a dez minutos. Retire mais uma xícara de líquido da sopa e adicione uma colher de sopa de farinha de trigo, caso não esteja grossa o bastante. Esse método funciona bem se você não sabe a quantidade de sopa exata, e permite que você a engrosse cuidadosamente.