De quanta luz do sol você precisa para produzir serotonina?

Escrito por jessica jones | Traduzido por tatiana ament
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De quanta luz do sol você precisa para produzir serotonina?
A exposição à luz do sol por ao menos 30 minutos diários garante uma vida mais saudável (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A exposição ao sol é um componente necessário para uma vida saudável. O sol fornece as vitaminas e os nutrientes necessários para manter ossos e dentes saudáveis e equilibrar os hormônios que afetam o humor. A privação da luz do sol pode causar ansiedade, depressão e fadiga. Ainda que em excesso possa causar câncer de pele e outros problemas de saúde, é importante ter contato suficiente com a luz sol para manter um estado mental e físico saudável.

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Benefícios da luz do sol

Expor-se à luz do sol todos os dias é importante para a sua saúde física e mental. A luz do sol aumenta a produção de vitamina D, que auxilia o seu corpo a absorver e usar o cálcio, além de também fornecer vitamina C ao organismo.

A luz do sol ajuda a regular hormônios, como melatonina e serotonina. A melatonina ajuda o corpo a dormir, enquanto a serotonina afeta o humor. Falta ou excesso desses dois hormônios podem causar diminuição de energia, depressão e fadiga.

Serotonina e depressão

Baixos níveis de serotonina podem causar depressão. O Distúrbio Afetivo Sazonal (DAS) é comum em meses de inverno, já que o tempo nublado, chuvoso, com neve e temperaturas frias possam impedir a exposição suficiente ao sol. Aproveitar para passar tempo ao ar livre em dias ensolarados de inverno pode ajudar na diminuição dos sentimentos de depressão e ansiedade. Terapia e medicamentos leves que incluam serotonina também são meios de aumentar os níveis desse hormônio.

Estudos realizados pelo National Public Health Institute da University of Helsinki, na Finlândia, entre outros, mostraram que o corpo armazena vitamina D por bastante tempo depois de o verão ter terminado. A vitamina D é um componente usado na criação de serotonina. Expor-se bastante ao sol durante os meses de verão pode ajudar a prevenir sentimentos de depressão no inverno.

Aumentando a serotonina

Você deve tentar expor-se à luz do sol por ao menos 30 minutos todos os dias (para manter níveis equilibrados de serotonina, o ideal são duas horas). Faça uma caminhada de manhã ou ao fim da tarde, sente-se ao ar livre durante o horário de almoço ou planeje atividades ao sol durante os finais de semana. Proteja a pele usando protetor solar.

Atividades físicas e de meditação, como andar de bicicleta, jogar tênis, fazer trilhas e ioga, encorajam a produção de serotonina no corpo e também promovem a saúde. A meditação ao ar livre expondo o corpo à luz do sol, por exemplo, tende a diminuir o estresse e aumentar os níveis de satisfação e de energia durante o dia. Pratique ioga, tai chi ou outras artes meditativas durante a manhã, quando os raios do sol são mais fracos, para impedir dano à pele ou insolação.

Adicione carboidratos em grãos integrais, como cevada, aveia e batata doce, na sua dieta para aumentar a produção de serotonina no cérebro. Pães integrais com grãos e mingau de aveia são produtos que contêm esse tipo de carboidrato. Proteína magra, como carne de frango, porco e peixe, além de queijo e leite com baixo teor de gordura, também estimulam a produção de serotonina.

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