Mais
×

De quanta ventilação um telhado precisa?

Atualizado em 17 abril, 2017

A maioria das casas usa um sistema de "resfriamento" para suas coberturas, o que quer dizer que há um espaço não aquecido entre o telhado e o teto da casa. Isso permite que ambos os lados do telhado fiquem quase na mesma temperatura.

Há muitas vantagens nesse sistema, incluindo maior vida útil para o telhado e custos de energia menores. Para funcionar com eficiência, no entanto, essa área precisa de ventilação adequada.

Um telhado bem ventilado é peça chave numa casa bem construída (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Determinando a aplicação

As instruções fornecidas por fabricantes de telhados para a ventilação do forro dependem do tipo de insulação instalada no momento. Especificamente, a presença ou ausência de isolamento térmico entre a área habitada da casa e o forro determinam o espaço para ventilação.

Inspecione seu forro e veja se existe algum tipo de isolamento térmico instalado. Pode ser uma camada plástica, ou papel Kraft (um papel marrom e grosso) encontrado nos rolos de fibra de vidro para insulação.

Se estiver em dúvida, presuma que você não possui isolamento térmico, pois telhados sem esse tipo de proteção precisam de mais ventilação. Enquanto a falta de ventilação adequada pode danificar o telhado, não há problema algum em ter ventilação a mais.

Necessidades de ventilação

Para saber quanta ventilação você precisa, calcule o área em metros quadrados coberta pelo telhado. É um procedimento simples cujo resultado é obtido através da multiplicação da largura pelo comprimento do piso do forro.

Se ele for dividido em espaços separados, cada área deve ser medida individualmente, e a ventilação deve ser calculada especificamente para cada uma dessas áreas.

A regra geral para a ventilação do forro é 0,1 m² de ventilação para cada 14 m² de espaço. Esse valor deve ser dividido por dois em casos de forros com isolamento térmico.

A área de ventilação deve ser igualmente distribuída entre as beiradas e a cumeeira do telhado para maximizar o fluxo de ar. Essas áreas de ventilação devem ser espaçadas igualmente ao redor do telhado para garantir uma boa distribuição de ar. Se não for possível encontrar um equilíbrio entre as beiradas e a cumeeira, deixe mais áreas para ventilação do que precisa.

Se o teto existente tem um tempo de vida útil reduzido devido a danos nas telhas, envergamentos ou outras deformidades, e rachaduras, considere deixar mais espaços para ventilação que o recomendado. Você pode considerar instalar ventilação elétrica em casos de umidade ou calor extremos.

Coloque telas de proteção em aberturas maiores que 3 mm para impedir que insetos e pássaros entrem no forro.

Essas entradas para ventilação também devem receber proteção contra a entrada de chuva ou neve.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article