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Quantas calorias são queimadas na flexão de braço?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A flexão de braço é um exercício popular e, apesar de concentrar-se no peito e braços, envolve a maior parte do corpo. Os músculos centrais mantêm o tronco rígido. Suas pernas evitam que você deslize e até mesmo o seu pescoço funciona, segurando sua cabeça em linha reta.

Apesar de ser um exercício excelente, muitas pessoas se surpreendem com as poucas calorias que um flexão de braços queima. Isto porque é um exercício de resistência e não cardiovascular.

A flexão de braço é um exercício excelente para resistência (Pixland/Pixland/Getty Images)

Fazer uma flexão de braços corretamente

Comece com as suas duas mãos no chão, com os dedos bem abertos e na largura do ombro. Sua cabeça ficará entre as mãos e olhando diretamente para baixo, já o corpo ficará ereto, perpendicular à uma linha imaginária entre os dois polegares. Mantenha os pés juntos, não cruze os tornozelos, e as costas retas com seu peso na palma das mãos e na ponta dos pés. Dobre os braços na altura dos cotovelos e abaixe o corpo até que seus braços fiquem em um ângulo de 90 graus, em seguida, estique os braços para voltar à sua posição inicial.

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Resistência x cardiovascular

A flexão de braço é um exercício de resistência, ou seja, fortalece os músculos, fazendo-os trabalhar contra algum tipo de resistência; neste caso, você sustenta e empurra o seu próprio corpo. O halterofilismo é uma outra forma de exercício de resistência, em que você empurra contra pesos pesados. Por outro lado, os exercícios cardiovasculares elevam o seu batimento cardíaco e frequência respiratória, desenvolvem a resistência nos músculos, que ajudam a respirar e bombear o sangue. Em geral, os exercícios cardiovasculares queimam mais calorias, enquanto que os de resistência aumentam a força.

Quantas calorias queima uma flexão de braço

Diferentes especialistas dão respostas diferentes, mas o intervalo mais comum é entre 0,5 e 1 caloria por flexão de braços para um homem médio. As pessoas mais pesadas vão queimar mais, enquanto as mais leves, incluindo a maioria das mulheres, queimarão um pouco menos. Para queimar o mesmo número de calorias de 20 minutos de corrida moderada, a pessoa teria que fazer algo entre 300 e 600 flexões.

Posso aumentar a quantidade de calorias que minha flexão de braço queimará?

Aumentar a queima calórica significa fazer rapidamente e mais repetições por um longo período de tempo. Fazer mais flexões consecutivas irá queimar mais calorias, mas poucas pessoas conseguem sustentar isso por muito tempo. Uma opção é fazer flexões contra uma parede, onde você coloca suas mãos na altura do ombro em uma parede e faz o exercício, inclinando-se contra ela. Isso coloca mais peso em seus pés, o que significa que você pode empurrar mais rápido e por mais tempo do que no chão.

Variantes

Existem muitas variantes das flexões, algumas destinadas a alterar quais músculos estão envolvidos, outras destinadas a torná-las mais fáceis ou mais difíceis. Alguns exemplos incluem:

Flexão com palmas, onde você bate palmas entre as repetições, exigindo que você empurre com força quando for voltar à posição original.

Flexões com punhos fechados, ponta dos dedos ou com as extremidades das mãos.

Flexões com as pontas dos polegares e a ponta dos dedos, passando a carga para o centro do peito.

Flexões em T, onde você gira o tronco e levanta uma mão cada vez que chegar à posição inicial.

Há literalmente centenas de variedades, limitadas apenas pela imaginação e as capacidades do corpo humano.

Avisos de lesões

Lembre-se de respirar enquanto faz flexões. Pode parecer bobagem, mas as pessoas muitas vezes esquecem e, às vezes, esquecem por tanto tempo que desmaiam. As flexões de braço também trabalham mais as costas e o abdômen do que muitos imaginam. Finalmente, algumas pessoas desenvolvem lesões por esforço repetitivo nos cotovelos ou ombros de fazer muitas flexões. Se sentir qualquer um destes problemas, verifique com o seu treinador ou médico.

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Referências

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