Quantas calorias são queimadas enquanto se mastiga

Escrito por janette sturges | Traduzido por endora mackrodt cardoso de mello silva
Quantas calorias são queimadas enquanto se mastiga
Mastigar: Não é como você mastiga, mas o que você come que importa (Image by Flickr.com, courtesy of Doug Wheller)

Se você está tentando perder peso, provavelmente já sabe a importância de contar calorias. As calorias na comida que você consome são importantes, mas e as calorias queimadas enquanto você mastiga essa deliciosa comida? Quantas calorias estão sendo queimadas enquanto você mastiga? E elas contribuem com alguma coisa?

Mastigue isso

Há uma estatística frequentemente circulando na internet com conselhos sobre perda de peso, supostamente da altamente respeitada Mayo Clinic, que afirma que o ser humano queima cerca de 11 calorias em uma hora enquanto mastiga. Existe um grande problema nesse "fato", no entanto. Não há nenhuma referência ao site da Mayo Clinic. Talvez seja um acaso, mas muito provavelmente é porque essa clínica, nem nenhuma organização médica importante, tenha pesquisado ou publicado números específicos de queima de calorias das atividades individuais diárias. Por quê? Porque as atividades individuais não dão um quadro exato da queima de suas calorias.

Mastigar conta?

É verdade que o seu corpo queima calorias todos os dias em todas as tarefas que você faz, mas isto pode ser dividido em duas categorias: seu gasto metabólico em repouso e suas atividades físicas. Sua taxa de repouso metabólico é a quantidade de energia despendida pelo sistema de funcionamento básico do seu corpo, como o sistema digestivo, do qual a mastigação faz parte. Então a maioria dos médicos ou especialistas em perda de peso iriam simplesmente contar as calorias queimadas enquanto se mastiga como parte da taxa de repouso metabólico, não como uma atividade física.

O que é atividade física

O departamento de agricultura americano define atividade física simplesmente como: "o movimento do corpo que utiliza energia", mas observa que "algumas atividades físicas não são intensas o bastante para ajudá-lo a perder peso ou melhorar a saúde como um todo". Atividades como mastigar, fazer compras de supermercado e tarefas domésticas leves não obtém frequência cardíaca suficiente para realmente queimar uma quantidade significante de calorias. Eles recomendam 30 minutos de atividade física moderada ou energética por dia, como caminhar, andar de bicicleta ou treinar com pesos.

Uma contagem mais precisa

Para realmente perder peso, você deve se manter no controle da sua média diária de gasto de calorias e consumir menos calorias do que seu corpo usa. Isto não é tão difícil como parece: Você precisa calcular a taxa de repouso metabólico e adicionar quantas calorias você queimou nesse dia com atividades físicas moderadas ou intensas, como caminhar ou nadar.

Calorias entrando, calorias saindo

A perda de peso ocorre quando nossos corpos usam mais calorias do que consumimos. Mantenha um diário para acompanhar quantas calorias você consome em um dia e quantas são queimadas em uma atividade física. Descubra sua taxa de repouso metabólico -- que será praticamente a mesma a cada dia, mas irá mudar levemente à medida que você perde peso --, adicione a essa as calorias queimadas por atividades físicas e subtraia as calorias do que você come e bebe.

Aviso

Lembre-se de que controlar as colorias com 100% de precisão é praticamente impossível para a maioria das pessoas, então um pequeno arredondamento não tem problema. O seu burrito pode afirmar que tem 541 calorias, mas é possível que tenha em torno de 535 3 550. Assim como você não deve se preocupar contando as calorias diárias, também não há necessidade de se preocupar com a quantidade exata de calorias consumidas. Mantenha o quadro total em mente quando contar as calorias, e você encontrará o sucesso.

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