Qual a quantidade de ácidos graxos ômega-3 devo ingerir para diminuir os triglicérides?

Escrito por josh nuttall | Traduzido por julio vizo
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Qual a quantidade de ácidos graxos ômega-3 devo ingerir para diminuir os triglicérides?
A ingestão de ácidos graxos ômega-3 diminui o risco de doenças do coração e outras doenças cardiovasculares (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)

É estranho pensar que ingerir gordura todos os dias ou uma quantidade mínima de carne gorda por semana seja bom para adultos. Especialmente se tivermos fatores de risco de doenças cardíacas, altos níveis de colesterol sérico, ou diagnóstico de doença arterial coronariana. O fato é que a ciência descobriu que comer peixes ou outros alimentos que contenham ácidos graxos ômega-3, na verdade, reduz níveis elevados de triglicérides, o que diminui o risco de doenças do coração e outras doenças cardiovasculares.

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Ácidos graxos ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 (n-3 polinsaturados) são gorduras necessárias ao corpo humano, pois não podemos produzi-los por conta própria. Eles são EPA (ácido eicosapentaenoico), DHA (ácido docosaexaenoico) e ALA (ácido alfa-linolênico). O DHA e EPA devem ser consumidos através de nossa ingestão diária de nutrientes, na forma de peixes frescos e gordurosos (como salmão, atum, sardinha, cavala, arenque, truta ou marisco), ou como um suplemento, na forma de óleo de peixe. O ALA é encontrado nas nozes e outros frutos secos e gordurosos, como a semente de linhaça, óleo de canola e óleo de soja. Um bom suplemento deste tipo é o óleo de linhaça.

Quanto consumir

Indivíduos com níveis elevados de triglicérides devem consumir de 2 a 4 gramas de DHA e EPA por dia na forma de cápsulas, ou como recomendado pelo seu médico. Uma cápsula de óleo de peixe contém cerca de 1 grama da substância, que contém 180 mg de EPA e 120 mg de DHA, num total de 300 mg de ácidos graxos ômega-3. Essa dosagem de óleo de peixe irá fornecer 360-720 mg de EPA e 240-480 mg de DHA num total de 600 a 1200 mg no total de ácidos graxos.

Os níveis de triglicérides só são afetados pela ingestão de uma grande dose de ômega-3 diária. Uma boa dosagem para redução de triglicéridos é, na verdade, cerca de 1.800 mg total de EPA e DHA, -- a quantidade encontrada em cerca de seis cápsulas de óleo de peixe. Os médicos podem recomendar 5000 mg de óleo de peixe por dia. Altas doses não têm efeitos colaterais, mas podem causar gases e dor de estômago, sintomas que podem ser aliviados ao ingerir os suplementos com alimentos ou refrigerando as cápsulas. Ingerir muitas cápsulas em um dia pode ser difícil para algumas pessoas, portanto existem formas concentradas de óleo de peixe vendidas sob prescrição. Converse com seu médico para ver se estes medicamentos serão bons para você.

Comer peixes gordos algumas vezes por semana, em conjunto com suplementos, pode fornecer uma quantidade ideal de ácidos graxos, que será o suficiente para reduzir os níveis elevados de triglicérides.

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