Qual é a quantidade de cal que eu preciso usar para elevar o pH do meu solo?

Escrito por faith mcgee | Traduzido por cleuzeni torres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a quantidade de cal que eu preciso usar para elevar o pH do meu solo?
Faça a calagem até os primeiros 15 cm do solo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A calagem é uma prática comum de jardinagem para elevar o pH do seu solo. No entanto, nem todos os terrenos precisam ser corrigidos. Se seu terreno já está dentro da faixa de pH da grama, árvores ou flores que você quer plantar, você pode abrir mão de calagem e plantar no seu quintal. A aplicação de cal em um terreno dentro da faixa ideal para a sua vegetação vai resultar em um solo muito alcalino. No entanto, o solo que é muito ácido deve ser corrigido, e a quantidade que você precisa aplicar depende do que você está tentando plantar.

Outras pessoas estão lendo

O pH do solo

O pH do solo determina quais nutrientes estão disponíveis para suas plantas. Toda a vegetação tem uma faixa de pH específico que necessita para absorver nutrientes. Se o pH está fora da faixa de suas plantas, elas sofreram de desnutrição. Por exemplo, o solo que é muito alcalino para plantas impede que elas absorvam nutrientes como o ferro. A deficiência de ferro faz com que as folhas tornem-se amareladas e com o crescimento atrofiado. O solo que é muito ácido pode queimar os sistemas radiculares das plantas. Jardineiros devem, primeiramente, saber sobre todas as faixas de pH das plantas que desejam plantar e fazer uma lista para descobrir a quantidade de cal que deve ser aplicado ao solo.

Testando o pH do solo

Realize o teste de pH do solo pelo menos três meses antes do plantio. É preciso muito tempo para o calcário penetrar no solo e alterar o valor do pH. Além disso, o enxofre, o qual é usado para acidificar o solo, demora alguns meses para alterar o pH. Cave um buraco de 15 cm no solo para verificar o valor de pH. Recolha o solo a partir do buraco feito. Siga as instruções em seu teste de pH e compare o intervalo de pH existente com os intervalos de pH necessários para a vegetação que você pretende plantar. Por exemplo, normalmente a grama necessita de um pH entre 6,1 a 7,4.

Calagem do solo

Solos gramados que estão abaixo de 6,0 de pH precisam ser corrigidos. Aplique 23 kg de cal por cada 300 m quadrados para o solo que tem uma faixa de pH entre 5,6 e 6,0. Espalhe 46 kg de cal por cada 300 m quadrados para o solo que tem uma faixa de pH entre 5,0 e 5,5. Para solos ácidos que têm o pH inferior a 4.9, você deve usar aproximadamente 90 kg de cal para aumentar a gama do pH a 6.1 ou superior.

Calagem de jardins

A faixa de pH do seu gramado não se aplica a jardins. Jardins com produção de flores, árvores e arbustos geralmente precisam de um pH entre 6,5 e 7,4. Adicione 2 kg de cal por cada 300 m quadrados para jardins que possuem uma faixa de pH entre 5,6 e 6,4. Espalhe 4 kg de cal por cada 300 m quadrados para o solo que está entre 5,0 e 5,5. Para um pH de 4,9 ou menor, você deve ter 8 kg de calcário por cada 300 metros quadrados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível