Saúde

Qual a quantidade de colesterol que uma pessoa deve consumir por dia?

Escrito por amy dombrower | Traduzido por vivian rocha
Qual a quantidade de colesterol que uma pessoa deve consumir por dia?

O consumo diário de colesterol preocupa muitas pessoas

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Muitas pessoas se preocupam com seu consumo diário de colesterol e deveriam. Colesterol alto no sangue prejudica as artérias e é um fator de risco para as doenças do coração. O colesterol é encontrado nas células por todo o corpo e é usado na criação de outras substâncias como hormônios e vitamina D. O colesterol é levado nas lipoproteínas. Lipoproteína de baixa densidade (LDL) é considerada colesterol ruim porque leva o colesterol para os seus tecidos do corpo; lipoproteína de alta densidade (HDL) é algo bom, já que traz o colesterol de volta do tecido corporal para o fígado com a finalidade de eliminá-lo. É importante monitorar a quantidade de colesterol consumida.

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Restrições alimentares

Talvez você não seja capaz de controlar o seu nível de colesterol se baseando no seu gênero, idade ou genes. Porém pode-se manter os níveis de LDL através de sua dieta. De acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, deveria-se comer menos de 200 mg de colesterol por dia. Você também pode se monitorar observando os fatores nutricionais dos alimentos que consome. Colesterol dietético, na maioria das vezes, vem de origem animal -- carnes, aves, gemas de ovos, mariscos e derivados do leite. Comidas vindas de plantas não possuem colesterol. O copo já produz o colesterol que precisa, normalmente cerca de 1.000 mg por dia. Então qualquer alimento que coma eleva seu nível de colesterol e será um excesso, aumentando o risco de colesterol nas artérias.

Gorduras saturadas: a verdadeira culpada

De acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, enquanto o colesterol dietético deve ser definitivamente limitado, a gordura saturada aumentará seu colesterol mais do que qualquer outra coisa. A gordura trans é um outro fator, mas não chega perto dos efeitos da gordura saturada. As pessoas tendem a consumi-la em grande quantidade. Os americanos ingerem cerca de 11% de suas calorias diárias de gordura saturada, porém somente 2,5% da gordura trans. A melhor coisa a se fazer para baixar o alto colesterol no sangue é evitar a gordura saturada. A terapêutica mudança do regime alimentar requer que consuma menos de 7% dessa gordura. Por exemplo, se você come 1.800 calorias diárias, vise comer não mais do que 12 g de gordura saturada. Você descobrirá que alimentos com gordura saturada também contêm colesterol dietético (alimentos de origem animal).

Outras maneiras de perder o colesterol

Você pode controlar o colesterol de outras formas. Mantenha as atividades físicas; segundo o Instituto Americano de Cardiologia, elas podem ajudar a aumentar o seu HDL, o qual está ligado com o baixo risco de doenças cardíacas. Exercícios ajudam a controlar o peso. Estar com excesso de peso aumenta os ricos de alto LDL e baixo HDL. Pare de fumar e, se você ingere bebidas alcoólicas, beba com moderação. Fumar é o maior fator relacionado a doenças cardíacas, já que o HDL abaixa, levando o sangue a coagular. A bebida alcoólica com moderação, na verdade, diminui os riscos de doenças cardíacas. Entretanto, se o seu consumo for alto poderá causar outros problemas cardíacos, então não é recomendado começar a beber ou aumentar sua ingestão.

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