Saúde

Quantos dias tem a gravidez de uma cadela?

Escrito por christie leman | Traduzido por mara marcos

A gravidez canina, apesar de bastante curta em duração em comparação com a gravidez humana, é um momento de grande expectativa para os donos de cães e para a cadela gestante. Da criação até o nascimento do filhote de cachorro, a gravidez canina tem cerca de dois meses de duração, mas é composta por uma série de mudanças físicas e comportamentais na cadela. É importante que os donos forneçam o cuidado adequado para cada fase da gravidez e se prepararem adequadamente enquanto o nascimento se aproxima.

Outras pessoas estão lendo

Janela de tempo

A duração média de uma gravidez canina é de 63 dias, porém, algo entre 55 e 70 dias a partir da data da criação é considerado normal. Normalmente as cadelas que estão grávidas com ninhadas maiores tem os filhotes mais cedo, enquanto os ninhadas pequenas nascem mais tarde, na faixa normal. Ao determinar quantos dias uma cão está grávida, essa conta é mais precisa quando baseada na data da ovulação, a maioria dos donos de cães usam a data da cruza como base para seus cálculos pois descobrir a data exata da ovulação pode ser difícil.

Identificação

Um veterinário pode, normalmente, ajudar a determinar quanto tempo tem uma gestação se você não tiver certeza da data da ovulação ou reprodução. Um ultra-som pode identificar fetos de cachorro a partir de 21 a 24 dias da gravidez, embora a simples palpação abdominal possa detectar fetos em torno do dia 35. Raios-X abdominais são considerados a forma mais precisa para determinar o tamanho da ninhada, podendo ser realizado com 45 dias de gravidez para confirmar a presença de fetos e detectar eventuais anomalias.

Características

Para os donos de cães prevendo uma gravidez, os sintomas geralmente se evidenciam de acordo com um padrão um pouco previsível, dependendo de quantos dias a cadela está grávida. Os sintomas físicos da gestação canina incluem o alargamento e escurecimento dos mamilos, corrimento vaginal claro, perda temporária de apetite seguido por um aumento no apetite e ganho de peso e comportamento de nidificação ou de mãe.

Cuidados básicos

Saber de quantos dias uma cadela está grávida ajuda a donos a identificar uma gravidez logo após o acasalamento e fornecer o cuidado adequado para sua cadela. Atendimento domiciliar e veterinário apropriados durante a gravidez canina ajudam a garantir a saúde e a segurança, tanto da cadela quanto de seus filhotes em desenvolvimento. Durante o período de gestação, a mãe deve ser alimentada com comida de cachorro adulto premium nas primeiras semanas, seguido por ração premium de filhotes nas últimas semanas. Cadelas gestantes devem ter acesso constante à água potável, exercício moderado, pré-natal e check-ups, como recomendado por um veterinário.

Benefícios

Um dos benefícios mais importantes de saber a duração da gravidez de um cão é a projeção de parto ou nascimento cachorro. A temperatura retal da cadela vai cair quase 2 graus a partir do intervalo normal de 37-39 graus Celsius dentro de 24 horas após o inicio do trabalho de parto. Começando em 58 dias de gravidez, os donos de cães devem começar a medir a temperatura da mãe diariamente para identificar a queda de temperatura e ajudar a mãe a se preparar para o nascimento de seus filhotes.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media