Problemas oculares em gatos siameses

Conheça os problemas oculares que o seu bichano siamês pode desenvolver

siamese kitten image by Yekaterina Choupova from Fotolia.com

Uma das características mais marcantes de um gato siamês são os seus belos olhos azuis. Para que um siamês seja registrado e exibido como tal, ele deve ter olhos azuis. Eventualmente, um filhote dessa espécie nasce com outra coloração nos olhos. Nesse caso, o gato não poderá ser exibido em eventos ou registrado. Infelizmente, os siameses têm tendência a desenvolver problemas nos olhos. Espécies com ancestrais siameses, como os balineses, também podem apresentar esses problemas.

Estrabismo

O problema mais comum em gatos dessas espécie é o estrabismo. Trata-se de uma condição neurológica herdada de alguns dos primeiros siameses trazidos à América. Nos Estados Unidos, no início do século XX, o estrabismo era considerado um traço comum na espécie. Gatos estrábicos não enxergam bem.

Estrabismo raro

De acordo com o livro "Cat Owner's Home Veterinary Handbook", os gatos siameses, assim como os de raças relacionadas, podem ter uma rara forma de estrabismo, que não é causada pela genética, mas sim por uma paralisia nos músculos oculares. A causa é normalmente um tumor cerebral ou danos aos nervos. Isso também pode acontecer em outras espécies de gatos, mas parece ocorrer mais em gatos siameses ou relacionados à espécie.

Nistagmo

De acordo com o livro "ASPCA Complete Guide to Cats", os siameses podem desenvolver uma condição chamada nistagmo. Isso faz com que as pupilas se movam de um lado para o outro, como se estivesse assistindo a uma partida de tênis. Em alguns gatos, esse movimento é curto, dando a impressão de que os olhos estão tremendo. Porém, esse problema raramente ocorre, já que gatos com nistagmo foram retirados de programas de procriação.

Filhotes

Às vezes, filhotes de siameses nascem com olhos vermelhos. Podem nascer também com colorações brancas ou creme. Os siamenses possuem o gene albino, que é observado na maioria dos filhotes com menos de 1 mês de vida. Quando completam um ano, não só já possuem a coloração adulta, como seus olhos também se tornam azuis.

Outros problemas

De acordo com a obra "Siamese Cats", siameses do tipo lilac-point possuem maior tendência a desenvolver conjuntivite do que outras cores da mesma raça. Até fumaça de cigarro pode fazer com que siameses lilac-point, que já tenha um histórico de conjuntivite, desenvolva a doença.

eHow Brasil
×