Quantos tipos de veterinários existem?

Escrito por stephanie fagnani | Traduzido por rafael affonso de andré
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quantos tipos de veterinários existem?
Vacinar os animais é algo que todo veterinário deve fazer, independente da especialização (chat malade image by margouillat photo from Fotolia.com)

As estatísticas mostram que o número de pessoas que consideram o animal de estimação como membro da família cresceu. Junto com ele cresceu também a quantidade de serviços não tradicionais prestados pelos veterinários, como tratamento dentário e contra câncer. Para suprir a grande e variada demanda de animais domésticos, os estudantes de veterinária possuem diferentes áreas nas quais podem se especializar. Tudo depende da forma como eles gostariam de passar o dia, se olhando os olhos de um cachorro ou cuidando de um cão de pradaria.

Outras pessoas estão lendo

Especialista em animais de pequeno porte

O tipo mais comum de veterinário é o especialista em animais de pequeno porte. Ele é responsável por cuidar dos animais domésticos. Alguns profissionais escolhem montar consultórios que cuidam exclusivamente de gatos e cachorros. Outros tratam pequenos mamíferos, como coelhos, hamsters, porquinhos da índia ou furões.

Veterinário exótico

Tipicamente, a definição de animal de estimação exótico se refere a qualquer animal doméstico que não seja um cachorro ou um gato. Esse tipo de veterinário está em alta pois cresce também o número de animais domésticos considerados exóticos. Esse tipo de profissional cuidará de porquinhos da índia, ratos, répteis, cães de pradaria, chinchilas, ouriços e diversos tipos de pássaros, entre outros.

Veterinário de animais de grande porte

O veterinário de animais de grande porte se especializa no tratamento de animais de fazenda, incluindo vacas, ovelhas, bodes, galinhas e porcos. Na faculdade, eles farão matérias especializadas como, por exemplo, manejamento de animais e pecuária.

Veterinário especialista

Assim como os médicos tradicionais, os veterinários podem escolher especialidades em diversos campos. Por exemplo, um veterinário de animais de pequeno porte pode se especializar em cardiologia animal, oftalmologista ou dentista. Assim como os pediatras, que só cuidam de crianças, eles também podem escolher uma espécie específica. Por exemplo, um veterinário equino cuidará de cavalos e burros, enquanto um veterinário aviário cuidará somente de pássaros.

Veterinário selvagem

O veterinário da vida selvagem se especializa no tratamento de animais selvagens. Geralmente, eles trabalham em centros de reabilitação, centros de zoonoses e zoológicos. Eles podem ser convocados para cuidar de animais como tigres, macacos e diversos tipos de aves selvagens.

Veterinários de pesquisa

Os veterinários pesquisadores têm seu enfoque na pesquisa biomédica, microbiologia, patologia e outras formas de pesquisa clinica. Eles são chamados para resolver problemas como a doença da vaca louca ou a febre do Nilo ocidental, de acordo com o JobMonkey.com. Geralmente, esse tipo de profissional é empregado por agências do governo e trabalha em laboratórios de pesquisa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível