Quão aquecido um filhote recém-nascido deve ser?

Escrito por karen lac | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quão aquecido um filhote recém-nascido deve ser?
É essencial manter um filhote recém-nascido aquecido, mas não em excesso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um filhote passa suas primeiras semanas de vida se alimentando, socializando e se aquecendo. Um recém-nascido geralmente é mantido aquecido por sua mãe, que permitirá que ele se aconchegue a ela. Entretanto, em casos em que a mãe tenha morrido, está doente ou rejeita o animal, o dono precisará aquecê-lo para evitar sua morte. Mesmo quando a mãe estiver saudável e capaz de cuidar do filhote, saber qual é a temperatura corporal normal para um recém-nascido e como mantê-lo aquecido aumentará suas chances de sobrevivência.

Outras pessoas estão lendo

Temperatura corporal

A temperatura corporal normal para um filhote recém nascido muda conforme o tempo passa. Em sua primeira semana de vida, a temperatura retal deve ser entre 35 e 37º C. Para medir essa temperatura, insira um termômetro retal lubrificado no reto do animal mantendo-o aproximadamente 2,5 centímetros dentro. Deixe-o ali por dois minutos antes de removê-lo pra ler a temperatura. Um termômetro digital apita quando estiver pronto para ser retirado. Na segunda semana de vida do filhote, sua temperatura corporal deve ser entre 36 e 37º C. Já na quarta semana, ela deve alcançar de 37 a 38º C, que é a temperatura corporal normal de um cachorro adulto.

Temperatura ambiente

Um filhote recém nascido não consegue regular sua temperatura corporal. Ele deve ser mantido em um ambiente quente para manter essa temperatura necessária para a sobrevivência. Durante os primeiros sete dias de vida do filhote, ele precisa ser mantido em um lugar com a temperatura entre 29 e 32º C. Entre o sétimo e o décimo dia de vida, ela pode ser reduzida para 26º C. Depois da quarta semana, o animal pode viver em um ambiente com a temperatura de aproximadamente 23º C.

Mantendo a temperatura

Existem várias coisas que você pode fazer para ajudar o filhote se manter em uma temperatura corporal adequada. Mantenha-o em um local quente e certifique-se de que ele não está exposto a vento ou correntes de ar frio advindos de uma porta ou janela. Forre a cama com jornal limpo durante a primeira semana porque, até que ele seja capaz de levantar a cabeça e se movimentar um pouco, é possível que ele se sufoque nos cobertores. Use uma lâmpada de aquecimento ou um ventilador em parte da área onde ele está sendo mantido para aumentar e diminuir a temperatura conforme for necessário. Itens como uma almofada de aquecimento elétrica e bolsas de água quente envolvidas em toalhas também podem ser colocadas próximas ao filhote para mantê-lo aquecido.

Aquecimento em excesso

É importante manter o filhote aquecido, mas é igualmente importante evitar aquecê-lo demais. Um recém-nascido não pode se mover para longe do calor sozinho, então você precisa prestar muita atenção na temperatura. A área em que ele está deve ser em um local aquecido longe da luz solar direta, não só para evitar o excesso de calor, mas também porque os olhos de um filhote recém-nascido são muito sensíveis à luz até depois de cerca de quatro semanas de vida. Também é necessário um lugar mais frio, longe da lâmpada de aquecimento e dos cobertores, para onde ele possa ir se ficar muito quente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível