Mais
×

Quão forte é a madeira de mangueira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Mangas são conhecidas por muitas pessoas como uma fruta fresca, para se comer sozinha, com arroz glutinoso, ou com iogurte. Entretanto, a mangueira também produz madeira com distintos e complexos padrões de tonalidades. Quando cultivada sobre condições sustentáveis, essa madeira funciona bem em itens de decoração, móveis e outras coisas de casa. Como outras madeiras tropicais, a mangueira é bastante dura e forte.

Além da fruta, a mangueira produz uma forte e atrativa madeira (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Durabilidade

A madeira da mangueira possui uma avaliação de dureza de aproximadamente 508 kgf na escala Janka (escala utilizada para determinar a dureza da madeira), e tem dureza similar a madeiras norte americanas, como o carvalho. Essa madeira é considerada moderadamente durável, dependendo do ambiente. A mangueira carece de resistência ao apodrecimento ou ataques de insetos, e não deve ser utilizada em condições úmidas ou em contato com o solo.

Textura

Essa madeira geralmente possui uma textura direta e fina-média, mas algumas espécies interligadas ou adornadas também estão disponíveis. Mangueira anelada é relativamente comum e fornece uma aparência interessante e atrativa, mas pode ser muito mais difícil de trabalhá-la do que a de textura direta.

Características do trabalho

Essa madeira contém uma concentração de sílica bastante elevada, o que melhora sua força. Madeiras que contêm sílica devem ser cortadas com ferramentas muito afiadas, preferivelmente lâminas e ferramentas de metal duro. Ela reduz as bordas das ferramentas depressa. Mangueira também contém "madeiras de reação", que são formadas quando a árvore sofre estresse pelo vento ou outros meios mecânicos. Essa madeira ajuda a manter a árvore na vertical e crescendo corretamente, mas pode fazer escorregar e prender as lâminas de serra durante o processo de corte. Mangueiras interligadas e aneladas podem ser difíceis de trabalhar, mas uma vez acabada, essa madeira gruda e remata bem.

Tonalidades

Essa dura e densa madeira vem em uma vasta gama de cores, normalmente com linhas irregulares ou colonizada por fungos, que mudam a cor da mesma. Essas linhas irregulares podem ser marrom claro e escuro, listrado com amarelo, rosa, preto e uma série de outros tons. Essa madeira irregular geralmente perde força comparada com uma madeira sem fungos. Utilize esse tipo de madeira em situações sem um suporte de carga, como em painéis, folheados ou em objetos decorativos e não orgânicos como tigelas esculpidas.

Cuidados

Mangueira é originalmente nativa de climas úmidos e tropicais. Em áreas mais áridas, pode requerer um polimento de óleo regular para manter sua força. Quando a mangueira é permitida a desidratar, ela pode partir ou quebrar. De acordo com o site de sustentabilidade Treehugger, mangueiras propriamente cuidadas podem durar por gerações.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article