×
Loading ...

Quão fundo vão as raízes de laranjeiras?

Atualizado em 20 julho, 2017

A laranja é uma das frutas mais cultivadas e isto é feito por humanos há tanto tempo que a origem da planta é praticamente desconhecida. As pessoas também plantam laranjeiras com propósitos decorativos. Suas flores brancas e verdes complementam muitos projetos de paisagismo. Além disso são uma das árvores mais comuns para plantar no quintal de casa.

As laranjeiras dão cor e fragrâncias no paisagismo (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Características

Existem muitas variedades de laranjeiras e sua longa história de cultivo pelos humanos significa que sua classificação exata é complexa devido a grande hibridização desenvolvida durante os anos. A variedade mais comum é a Citrus sinensis, também conhecidas como laranja doce. A maioria das laranjeiras eventualmente atinge de 6 m a 9 m de altura, as mais velhas podem atingir até 15 m se não forem perturbadas. As laranjeiras são perenifólios, produzindo folhas alternadas de tamanho entre 4 cm e 10 centímetros.

Loading...

Tipo de solo e profundidade da raiz

As folhas de laranjeiras são melhores cultivadas em solos arenosos ou argilosos. Mas isso varia de acordo com o cultivar da espécie e das condições locais. As árvores do gênero Citrus crescem mais em solos de boa drenagem, com pH entre 6 e 8. O tipo de solo pode influenciar em grande parte a profundidade das raízes, variando de 60 cm a 180 centímetros. As árvores que crescem em solos arenosos podem ter suas raízes chegando até 180 cm, enquanto aquelas que crescem em solos mais densos raramente produzem raízes maiores que 60 centímetros. Se a árvore estiver plantada em margens de corpos d'água, mais de 3/4 de seu sistema de raízes se encontrará nos 60 primeiros centímetros de profundidade do solo.

Plantando

As laranjeiras jovens devem ser plantadas em solos cobertos com grama, em uma profundidade de 2 cm a menos que o tamanho da sua raiz, para evitar doenças. Na terra descoberta, elas podem ser plantadas numa profundidade maior e em um buraco mais largo. Coloque a planta no buraco e vá completando com terra do local e regando-o. Adubos ou corretores de solo normalmente não serão necessários se o solo for próprio para o cultivo do gênero Citrus. O buraco deverá ser preenchido, socado levemente e, então, cobertos com mais uma camada de 2 cm de solo. Você ainda pode construir um anel de irrigação, uma camada de terra, circular e mais larga do que o buraco da planta, para ajudar na irrigação. Regue a planta 2 ou 3 vezes por semana, até que elas comecem a crescer.

Outras considerações

As laranjas são beneficiadas pela aplicação de fertilizante se ele for utilizado após a produção das primeiras mudas depois do plantio. Aplique fertilizantes a base de nitrogênio em uma taxa de meia ou uma xícara por mês para cada árvore. Essa quantidade depende da marca e mistura do fertilizante. A aplicação correta deve ser da seguinte forma: espalhe o fertilizante no solo pelo menos 30 cm longe do tronco da árvore e regue o solo para que o fertilizante o penetre. A área em torno do tronco deverá ser mantida livre de grama e ervas daninhas e a árvore deve ser protegida de frentes frias.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...