A que velocidade os ursos-negros podem correr?

Escrito por fred decker | Traduzido por larissa frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A que velocidade os ursos-negros podem correr?
Nem os atuais recordistas de velocidade seriam páreo para um urso à toda velocidade (Getty Images)

A interação entre humanos e ursos é rara. Nós costumamos ver os ursos como assassinos terríveis, espancando imprevisivelmente amantes das caminhadas e corridas de aventura, ou confundindo seu comportamento ocasionalmente estranho e aparentemente desengonçado como inofensivo. Na verdade, os ursos são predadores eficientes e rápidos, e um conhecimento básico sobre o comportamento deles é geralmente suficiente para evitar problemas.

Outras pessoas estão lendo

Sobre os ursos-negros

Os ursos-negros são os menores das espécies norte-americanas, menos impressionantes fisicamente que os pardos ou os ursos-de-kodiak e muito menos perigosos que os polares. No mundo, há oito espécies de urso e nenhuma delas habita o Brasil, onde são encontradas apenas em zoológicos. Entretanto, os ursos-negros estão presentes em grande parte dos Estados Unidos. Um animal dessa espécie bem desenvolvido pode exceder os 360 kg e ser forte o suficiente para derrubar um alce adulto. Suas garras são capazes de causar ferimentos tremendos e suas mandíbulas exercem força suficiente para quebrar ossos espessos.

Velocidade

A marcha normal de um urso-negro é equivale a um passeio relativamente relaxado e trôpego. Apesar de parecer estranho, eles podem cobrir uma quantidade impressionante de terra sem parecer ter pressa. Dependendo do terreno, um único urso pode vigiar e patrulhar uma área tão grande quanto 259 km² no mesmo ritmo. Quando eles estão atacando ou fugindo são capazes de grande velocidade em pequenas distâncias, geralmente estimada entre 40 e 55 Km/h. Isso é muito mais rápido que um humano pode correr, tornando o escape uma infeliz opção ao encontrar um urso.

Encontros com ursos

Apesar das populações de ursos terem diminuído na grande maioria dos Estados Unidos, eles podem ser encontrados nas áreas de bosques quase em qualquer parte do país norte-americano. Se em suas viajens você vir um urso, fique calmo e não corra. Ande para trás devagar, evitando fazer barulho. Fique em pé direito e abra os braços para parecer maior. Um urso em pé sobre as patas traseiras está apenas curioso e quer vê-lo melhor. Se você assustá-lo, ele pode bramir e bufar e avançar em você. Isso é um blefe. Apenas retroceda devagar, até estar fora de vista do animal.

Prevenção

Se você vir um urso, isso geralmente significa que ele não ouviu você se aproximar. Se você atravessar uma área conhecida por ter ursos, faça ruído para anunciar sua presença. Se escolher correr em um bosque, lembre-se de que esse é um comportamento de "fuga" que pode desencadear o ataque de um urso. Esteja alerta em todos os momentos e não use fones de ouvido. Se você morar num país onde desses animais estão presentes, seja especialmente cuidadoso com seu lixo. Os ursos são atraídos por restos de alimentos; quanto mais fedidos, melhor, e eles são criativos e destrutivos na sua determinação para consegui-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível