O que é um quartil em matemática?

Escrito por leslye hull | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um quartil em matemática?
Entendendo o que é um quartil (PrintMaster Platinum 7.0)

Quartis são marcadores colocados em dados ordenados e os seus valores são determinados pelo uso de medianas. Os três quartis correspondem aos percentis 25, 50 e 75. São usados em diagramas de caixa e podem ser úteis ao visualizar dados em blocos de 25 por cento ou 50 por cento.

Outras pessoas estão lendo

O que é um quartil

Quartis são valores usados para dividir um conjunto de números em quatro grupos iguais. Coloque os números em ordem e divida-os ao meio usando uma mediana. Para a esquerda da mediana, os números são separados novamente, e para a direita da mediana, faça uma terceira separação. Nesse ponto, seus dados estão divididos em quatro grupos e os três marcadores são os próprios quartis. Repare que existem quatro grupos, mas isto é feito com três quartis, que são numerados da esquerda para a direita como Quartil 1, Quartil 2 e Quartil 3.

Quartis e medianas

Medianas são utilizadas para determinar os três valores referidos como quartis. A mediana representa o número médio. Quando os dados estão todos em ordem como em: 3, 4, 5, 10, 15, 20, 22, 33; você deve encontrar a mediana. Existem dois números médios, 10 e 15. Então a mediana é (10 + 15)/2 = 12.5. Esta é a mediana para o conjunto de dados e também é o Quartil 2. Para encontrar o Quartil 1, trabalhe com os valores à esquerda de 12.5, que são 3, 4, 5 e 10. A mediana desses números é 4.5, que é o Quartil 1. Ao repetir o processo à direita de 12.5, o valor encontrado para o Quartil 3 é 21.

Disposição de quartis

A linha numérica é usada na exibição dos quartis e da gama de seus dados. Circule o menor e o maior valor. A mediana irá representar o número do meio na sua lista de dados ou o ponto entre os dois valores médios. Circule esse valor e designe o nome Quartil 2. Agora circule e designe o nome do Quartil 1, que é a média dos valores à esquerda do Quartil 2. Em seguida, faça o mesmo para o Quartil 3.

O que é um quartil em matemática?
Quartis na linha numérica

Quartis em um diagrama de caixa

Os quartis são fundamentais para a elaboração de um diagrama de caixa. Tendo seus quartis e faixa exibidos em uma linha numérica, você está pronto para fazer o diagrama de caixa. O diagrama consiste de uma linha horizontal acima da linha numeral alargada em toda a gama dos dados. Três linhas verticais cruzam a linha horizontal acima dos três quartis. Ligando os pontos finais dos marcadores verticais, formar-se-á o diagrama. "Bigodes" prolongam-se à esquerda e à direita da caixa. Esse diagrama também é chamado de caixa de bigodes.

O que é um quartil em matemática?
Quartis em um diagrama de caixa

Usando quartis

Quartis marcam percentis comuns em seus dados. O Quartil 1 marca os primeiros 25 por cento da sua lista de dados e corresponde ao percentil 25. O Quartil 2 é o percentil 50, bem como a mediana. O Quartil 3 é o percentil 75. Ao examinar os primeiros 25 por cento dos dados, o Quartil 3 é útil. Se estiver listando os resultados das provas de uma turma, os primeiros 25 por cento das notas devem ficar acima do Quartil 3 e você encontra a média para o conjunto de dados no Quartil 2. A mediana não é sempre o mesmo que a média, mas é um tipo de média.

Quartis para análise dados

Você deve praticar o uso de quartis ao investigar amostras de dados. Observe como os valores se dividem em quatro grupos. Isso lhe dará informações adicionais relativas ao seu conjunto de valores. Que valores aglomeram em torno da mediana? Onde seus percentis caem? Publilius Syrus escreveu: "A prática é o melhor de todos os tutores."

O que é um quartil em matemática?
Lembre-se que a prática leva à perfeição

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível