Quarto Neoclássico

Escrito por kelly fitzpatrick | Traduzido por caio brusamarello soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quarto Neoclássico
Papel de parede rosa claro, uma cabeceira estofada e uma cama de luxo contribuem para um quarto neoclássico (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

O apelo de um quarto neoclássico é compreensível: ele é imponente, agradável e feito para um rei ou rainha. Quando se está decorando um quarto neoclássico, seus instintos te levam simplesmente a colocar a maior quantidade possível de objetos luxuosos e exagerados, porém, para ser verdadeiro ao estilo neoclássico requere-se um pouco mais de controle. Comece com uma decoração simples e então implemente elementos clássicos através de móveis e acessórios.

Outras pessoas estão lendo

Estilo neoclássico

O Neoclassicismo, também conhecido como estilo Luis XVI, foi muito popular na Europa durante a segunda metade do século 18. A marca deste estilo era o ressurgimento da arquitetura e das formas de arte clássicas. A decoração de interiores desta época é sempre ornamental e rica, e promove elementos arquitetônicos inspirados no "velho-mundo" Europeu. Tecidos, estampas e móveis são influenciados pela arquitetura grega e peças de diversas origens europeias podem ser incorporadas aos projetos neoclássicos - Grego, Império, Baroco, e Rococó, para nomear alguns.

A base de um quarto neoclássico

O primeiro passo para se decorar um quarto neoclássico é escolher uma cor clara e quente para as paredes. Tons de branco, dourado e roda são comuns neste estilo e dão um clima acolhedor e calmante ao quarto. Um grande pode ter diversos tons de vermelho,lilás e verde e suas estampas devem incorporar os elementos arquitetônicos como pergaminhos ou a chave grega. A iluminação também é muito importante. Os avanços arquitetônicos nos permitem adicionar grandes janelas, o que permite uma maior entrada de luz, coisa que não era possível no passado. Acrescentar grandes cortinas as janelas, cortinas que cubram todo o seu tamanho e desçam até o chão, adicione luminárias aonde se fizer necessário para que o quarto fique bem iluminado.

Móveis

Proporção é um elemento importantíssimo a ser considerado em um quarto neoclássico. Os móveis não devem ser sempre grandes e imponentes, é mais interessante criar um ambiente com uma grande variedade de objetos de diversos tamanhos e tipos. Uma grande cabeceira esculpida ou em colunata pode recriar elementos encontrados nas construções neoclássicas. Outros móveis imponentes, como uma espreguiçadeira, são extremamente bem colocadas, quando em um quarto neoclássico porém, adicione também móveis um pouco mais simples para criar um certo balanço. Um criado-mudo ou uma penteadeira com pernas caneladas dão ao quarto a alta qualidade dos móveis em madeira, que eram tão populares nesta época.

Acessórios

Esse luxuoso estilo precisa de acessórios tão grandiosos quanto seus móveis. Urnas e pinturas em estilo clássico, ou estampas são uma forma direta de injetar a qualidade da Grécia antiga ao seu quarto. Apresente suas pinturas em molduras douradas esculpidas em madeira. Posicione uma pilha de livros em capa dura para criar um ambiente vivo e atraente e não esqueça de incorporar uma grande variedade de texturas. Mármore, madeira de alta qualidade , veludos e cedas podem ser adicionados através de acessórios, caso o seu orçamento não te permita usar estes materiais em grandes móveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível