Mais
×

Quartos temáticos para crianças

A importância do seu espaço
Photodisc/Photodisc/Getty Images

Introdução

Para as crianças é muito importante sentir que têm um espaço próprio e que está decorado a seu gosto, desta forma se sentem reafirmados. A seguir veremos como ajudar para que este espaço seja, além disso, um estímulo para o seu desenvolvimento intelectual e como fazer com que aprendam no processo criativo valores tão importantes como o trabalho em equipe. Nas páginas seguintes descobriremos como construir-lhes um acampamento índio ou como converter o seu quarto nas profundezas do oceano.

Decorar com papel de papel
Gary Houlder/Lifesize/Getty Images

Decorar com papel pintado

Uma forma muito simples de mudar por completo o aspecto do quarto dos seus filhos é mudar a cor das paredes. A forma mais limpa e econômica de fazê-lo é usando papel de parede. As gamas e cores são inúmeras e você mesmo pode fazê-lo sem precisar contratar um profissional ainda que necessite, isso sim, de uma boa dose de paciência.

Decorar em família
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Ajuda familiar

Se você deixar que seus filhos participem ativamente da decoração do seu quarto, não só se assegurará de que o resultado seja do gosto deles, mas também lhes ensinará a trabalhar em equipe, algo muito importante para viver em sociedade. Além disso, eles irão se sentir respeitados e valorizados como membros importantes da familia.

Cuidado com as paredes pintadas de preto
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Liberdade de escolha

E se o seu filho escolher cores que não combinam com a decoração do resto da casa? Neste caso será você quem terá que aprender a respeitar os seus pedidos, até certo ponto. Por exemplo, se ele escolher preto para as paredes do quarto não o permita. Embora a percepção da cor dependa da experiência individual e não possa determinar nosso comportamento, está demonstrado que as cores podem influenciar nossos estados de ânimo e paredes pretas poderiam provocar sentimentos de tristeza e inclusive induzir estados depressivos.

Variedade de cores
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Um oceano no seu quarto

As cores mais utilizadas são claras, como cor-de-rosa ou azul. Também é adequada a utilização de tons pasteis, suaves e acolhedores, que induzem sensações de tranquilidade. Você pode fazer um oceano se pintar o fundo da parede de azul e, em seguida, com um retroprojetor, projetar uma foto de um fundo marinho e pintar sobre ela.

Decorar com mosaicos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Decorar com mosaicos

Outra forma muito simples e divertida de pais e filhos criarem em conjunto é decorar com mosaicos. Façam-no juntos nos fins-de-semana. Certamente irão gostar de quebrar o piso, mas cuidado com a segurança. Vocês podem originar bonitos elementos decorativos que, uma vez secos, poderão pendurar com uma boa corrente.

Brincar de dançar
James Woodson/Photodisc/Getty Images

Brincar de dançar

Se seu filho gosta de dançar, nada melhor do que um quarto totalmente espelhado. Se você pode sacrificar esse espaço, ele lhe agradecerá. Mesmo que não seja um espaço muito grande, tenha em conta que ele vai perceber uma dimensão maior do que você. Coloque um espelho na altura dele, segure-o firmemente com duas esquadrias na parte superior e um parafuso fechado no centro da parte inferior. E deixe com ele um rádio. Se você colocar um tapete, evitará que escorregue e se machuque.

Melhor com amigos
Ryan McVay/Valueline/Getty Images

Melhor com amigos

Tudo é mais divertido quando se faz com amigos. Aproveite uma tarde de chuva ou uma festa de aniversário para que seus filhos e seus amigos decorem o quarto. Dê-lhes tintas, cartazes dos seus super-heróis ou seus desenhos favoritos e, sobretudo, prepare uma parede do quarto para que possam desenhar diretamente nela com pinturas laváveis. Eles irão se divertir tanto que não esquecerão.

No Natal
Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

Chega o Natal

O Natal é a época preferida de muitas crianças, então por que não decorar o seu quarto com as cores da época? Pinte uma grande árvore na parede principal e faça desenhos à sua volta. Estrelas, neve, renas e presentes rodearão seu filho. Você verá como o espírito do Natal alegrará seu filho, vivendo num ambiente festivo todos os dias.

Decoração índia
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Decoração índia

Quando não puder fazer grandes mudanças (quando, por exemplo, vivem num apartamento alugado), você sempre pode montar um acampamento índio. É muito simples de montar e desmontar e as crianças adoram a ideia de ter seu próprio abrigo. Para isso, coloque o cabo da vassoura em cima dos encostos de duas cadeiras separadas e ponha um lençol grande em cima. No chão, fixe-a com algum objeto pesado que possa tombarr sem causar problemas (pois cairá com frequência). Por fim, deixe que seu filho convide os amigos para que, entre todos, criem suas aventuras.

Decoração de conto de fadas
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Decoração de conto de fadas

Outra opção para mudar a decoração do seu quarto, quando não puder fazer grandes modificações, é utilizar tecidos e outras ornamentações móveis. Para converter seu quarto no de uma princesa, pendure tules grandes do teto (vendidos em lojas de tecido) rodeando sua cama. Com isto conseguirá a sensação de guarita e, também, que se sinta muito especial.