Quatro causas de conflito familiar

Escrito por k. lee banks | Traduzido por nathalia antunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quatro causas de conflito familiar
A harmonia familiar traz motivação e senso de pertencimento (family image by Mat Hayward from Fotolia.com)

A harmonia familiar proporciona uma sensação de equilíbrio e segurança. Mas quando surge um conflito, essa estabilidade é ameaçada. Todo o grupo familiar pode sofrer emoções negativas quando há um clima de descórdia. Seja por motivos internos ou externos, seja por alguns membros ou pela família toda, os conflitos não resolvidos podem danificar irremediavelmente as relações se não são solucionados a tempo. Descubra quais são os principais motivos de desavenças e veja como vencer esses obstáculos mantendo o respeito e a harmonia entre todos.

Outras pessoas estão lendo

Finanças e empregos

Uma grande fonte de conflito familiar está dentro da área de finanças -- especificamente, a falta de dinheiro suficiente para pagar as contas, manter o aluguel ou a hipoteca em dia, comprar comida suficiente e outras necessidades, além de ter dinheiro para o lazer. Da mesma forma, as divergências podem aparecer na hora de determinar quem é responsável pelas contas a pagar, como dividir determinados bens comuns ou como investir o dinheiro. O trabalho de alguém, mais ainda quando é a principal fonte de renda, pode contribuir para gerar conflitos dentro de uma família. Se o trabalho de um dos pais o mantém longe de casa a maior parte do tempo, o cônjuge que permanece com as crianças muitas vezes se sente negligenciado ou sobrecarregado. Se ambos os pais trabalham, as crianças podem sofrer com a falta de vínculo ou envolvimento parental. Por outro lado, se o pai fica desempregado, ocorre outra forma de estresse e conflito devido aos problemas financeiros e à incerteza sobre o futuro que afeta a todos.

Quatro causas de conflito familiar
A falta de recursos financeiros para a recreação pode causar conflitos (young family image by JulianMay.co.uk from Fotolia.com)

Rivalidade entre irmãos

Outra causa de conflito familiar é a rivalidade que pode ocorrer entre irmãos. Os filhos geralmente procuram a atenção e aprovação dos pais, mesmo que isso exija dedurar ou magoar um irmão. Se uma criança expressa ciúme de seu irmão, compete com ele ou tenta provocá-lo sem parar, provavelmente ocorrerão conflitos. Cada filho merece o mesmo grau de amor e dedicação dos pais. Se os pais favorecem um dos filhos em detrimento dos outros, com certeza provocarão conflitos e mágoas.

Quatro causas de conflito familiar
A rivalidade entre irmãos é outra fonte de conflito familiar (two girls image by forca from Fotolia.com)

Disciplina dos filhos e rivalidade entre pais e filhos

Embora o consenso sobre o que o filho pode ou não fazer seja crucial, a falta de consenso é mais uma grande causa de conflitos. Se um pai atua como o "disciplinador", o outro pai geralmente se torna o "consolador" a quem os filhos recorrem, o que pode colocar um dos pais contra o outro. Isso normalmente se transforma em "papai disse" versus "mamãe disse ". Da mesma forma, no caso de filhos adolescentes, os conflitos mais frequentes ocorrem quando os filhos discordam - muitas vezes com veemência - das regras que os pais estabeleceram.

O resultado acaba sendo uma batalha de vontades, criando assim as rivalidades entre pais e filhos. Uma variação perigosa deste conflito ocorre se um ou ambos os pais começam a agir com violência com os filhos sob o pretexto da disciplina. Da mesma forma, alguns adolescentes crescem, ficam mais fortes e mais conflituosos e chegam a abusar de pais ou irmãos mais novos. É claro que o álcool ou uso de drogas por pais ou adolescentes só agrava esse tipo de conflito.

Quatro causas de conflito familiar
Conflitos familiares criam rivalidade entre pais e filhos (arguing couple image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com)

Sogros e outros membros da familia

Existem muitas piadas e filmes sobre conflitos com os sogros e cunhados, no entanto, quando você realmente se envolve em desentendimentos com seus parentes, sabe que não é nada engraçado. Embora seja preferível respeitar os mais velhos - pais e avós de ambos os lados igualmente - isso pode vir a ser um desafio. Se os parentes interferem com frequência nas decisões da sua família e estilo de vida, o conflito é constante. A dica é ser tolerante e usar de bom senso para não estourar diante de todos e provocar uma briga que depois poderá ser difícil de neutralizar.

Quatro causas de conflito familiar
Parentes podem contribuir para conflitos familiares (grandmother with grandchild image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível