Os quatro elementos básicos da narrativa para alunos de 6ª série

Escrito por david coodin | Traduzido por saryne cruz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os quatro elementos básicos da narrativa para alunos de 6ª série
Alunos devem aprender a ler cuidadosamente e a fazer anotações (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Ler é uma atividade que deve estar sempre presente em uma sala de aula. Na sexta série, no entanto, os alunos devem fazer mais do que simplesmente ler por prazer e escrever as impressões a respeito da leitura. O Ensino Fundamental é um nível apropriado para introduzir a análise literária aos alunos. Repartindo a narrativa em seus elementos, os estudantes aprendem não apenas o que é literatura, mas também, como ela funciona. Independente de você ensinar contos ou romances, faça os estudantes prestarem atenção nos elementos formais da narrativa.

Outras pessoas estão lendo

Enredo

Provavelmente o mais visível dos elementos básicos da narrativa é o enredo, que simplesmente se refere ao desenrolar da história. Faça os alunos prestarem bastante atenção no desenrolar da história: quando a ação se desenvolve até atingir o clímax e depois, o denouement (desfecho). Você pode pedir aos estudantes para criar uma linha do tempo que resuma de forma clara o desenrolar da história. Os alunos deveriam pensar também se o enredo é conduzido pelos personagens ou por situações externas. E também, se a história é contada linearmente ou através de flashbacks.

Personagem

Quase toda narrativa é povoada por personagens. Ao invés de pensar que eles são pessoas reais, faça seus alunos da sexta série pensarem neles como mais um elemento da narrativa que têm significado para a história como um todo. Os alunos devem analisar se os personagens são realistas, ou se eles existem num plano diferente da realidade atual. Eles devem identificar também quem é o protagonista e quais suas qualidades e defeitos. E como ele se relaciona com os outros.

Espaço

Analisar o lugar onde a história se passa é mais do que nomeá-lo. Faça os estudantes refletirem sobre o tipo de mundo em que a história se passa. É um mundo como o nosso, ou um mundo mais mítico, mágico? Eles devem também considerar como o espaço afeta o enredo e os personagens, e mais importante, como isso contribui para o significado da história. Assim, peça aos alunos para analisar o que a história tem a ver com o lugar onde se passa. Pode ser que apenas tente mapear uma cidade e falar sobre a vida urbana, ou talvez usar um ambiente para retiro.

Foco narrativo

Estudantes podem pensar que todas as histórias são contadas por um narrador. O foco narrativo, no entanto, é uma construção literária como qualquer outro aspecto da narrativa. Faça os estudantes analisarem qual o foco narrativo. Algumas narrativas têm o foco na terceira pessoa e os narradores parecem desaparecer na história. Mas mesmo narradores em terceira pessoa, algumas vezes, têm suas próprias motivações e interesses ocultos. Se o narrador está na primeira pessoa, pergunte aos estudantes para avaliar como este narrador pode tentar influenciar o leitor ao contar a história pela sua perspectiva.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível