×
Loading ...

Os quatro estágios de um coco

Palmeiras e coqueiros são palavras sinônimas. Uma palmeira pode dar cerca de 50 cocos por ano, e cada um leva cerca de um ano para crescer. Em diferentes estágios de sua maturidade, os cocos podem ser utilizados para produzir leite, água, óleos e flocos. Saber quais os diferentes estágios de desenvolvimento do coco ajudará você a saber qual a melhor época de colhê-lo.

Cocos são fontes saudáveis de hidratação, óleos e alimento (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Primeiro estágio

As flores se formam perto do tronco do coqueiro, ao redor das folhas. A partir das flores, a "noz" se forma. Esses frutos de cor verde brilhante são pequenos e ainda não maduros, e geralmente caem da árvore. Os que sobrevivem entre as folhas continuarão a crescer. Mesmo nesse estado imaturo, os cocos maiores podem conter até um litro de água dentro. Esse líquido é geralmente escorrido e consumido como água de coco.

Loading...

Segundo estágio

Eventualmente, o coco verde começa a amadurecer e a ficar marrom. Nesse ponto, começa a desenvolver uma camada semelhante ao gel, sob a superfície. Se a polpa for retirada da casca, terá uma consistência macia, porém sólida. Essa é a conhecida polpa ou carne do coco. Garrafas de leite de coco compradas em supermercados usam a polpa desse estágio de maturidade.

Terceiro estágio

Enquanto o coco ainda está no coqueiro e continuando a amadurecer, se torna maior e sua casca se torna mais dura. É quando ele se torna mais útil. A carne ou polpa, agora já endurecida, é a parte que mais se aproveita. Pode ser retirada da casca, seca e consumida em flocos. Também pode ser desidratada e convertida em óleo de coco. A água nesse estágio já não tem mais sabor e também não é tão abundante quanto nos primeiros estágios.

Quarto estágio

Se o coco não for colhido, se torna completamente maduro e começa a germinar. A germinação ocorre quando o coco começa a diminuir e se prepara para brotar, começando o ciclo novamente. A polpa e a água são totalmente absorvidas e uma bola se forma dentro do coco. Essa bola pode ser comida, mas não é aconselhável porque também pode ser venenosa.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...