As quatro etapas principais para a estratégia de marketing orientada para o cliente

Escrito por claire yurdin | Traduzido por marina bentti mourad
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As quatro etapas principais para a estratégia de marketing orientada para o cliente
Descubra quem é o seu cliente e qual a melhor maneira de abordá-lo (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Na concepção de uma estratégia de marketing voltada para o cliente, seus esforços são direcionados para um pequeno público especializado ou nicho. Especificar um nicho de marketing pode ser um bom ponto de partida, com uma oportunidade para lançar um negócio com sucesso mesmo com tanta concorrência, de acordo com os especialistas em marketing Dr. Afarin Bellisario e Peter Geisheker. Por exemplo, o sucesso da LauraStar, empresa suíça, tem como alvo pessoas que querem passar roupas em casa com a qualidade de nível profissional, vendendo-lhes um sistema de passar caseiro de alta qualidade.

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Descubra quem são seus clientes

Se você ainda não tem uma ideia clara de quem é seu cliente, descubra. Não tente ser tudo para todos. O que procura é um grupo de consumidores ou empresas que compartilhem uma necessidade ou um desejo muito específico, de acordo com Geisheker. Olhe ao seu redor, leia revistas e publicações comerciais, converse com as pessoas e estude negócios e produtos existentes, para encontrar um vazio que você possa preencher.

Se você já tem um produto, terá que "encontrar as pessoas que permanecem durante a noite preocupadas com o problema que o seu produto ou serviço resolve, e você acaba de encontrar o seu nicho de mercado", diz Geisheker. Por exemplo, se sua invenção é uma nova cadeira ergonômica que alivia a dor lombar, seus clientes serão pessoas com dor na parte inferior das costas.

Conheça bem seus clientes

Saiba onde eles vivem, bem como seus hábitos, necessidades e desejos. Saia, conheça e observe seus clientes onde quer que você possa encontrá-los. Converse com eles, observe-os, pergunte-lhes sobre o que querem e precisam, e escute com muito cuidado. Não assuma que você já saiba tudo. Por exemplo, o dono de uma loja que vende roupas para mulheres com mais de 40 anos pode ir a restaurantes e bares na sua cidade e observar as mulheres com mais de 40 anos, para ver o que elas estão vestindo. A inglesa especialista em varejo Mary Portas leva seus clientes, que são todos proprietários de boutiques que estão perdendo dinheiro, para conhecer seus clientes, identificados em seu programa de TV da inglesa BBC "Mary Queen of Shops".

Descubra como alcançar seus clientes

Onde eles vivem? Que publicações leem? Onde é que se reúnem? Que programas de TV assistem? Quais sites visitam? Quem está servindo esse cliente agora e de que forma? Quando souber as respostas, você poderá descobrir onde colocar publicidade ou para onde ir. O inventor da cadeira ergonômica, por exemplo, pode colocar cadeiras de amostra em consultórios quiropráticos ou residências de moradia assistida.

Concentre em esforços e promoções

Livre-se de quaisquer produtos ou serviços que não estejam relacionados ao seu público-alvo. Faça uma promoção ou venda-os em um tipo de brechó ou loja outlet, conforme o caso. Isso trará algum dinheiro para o desenvolvimento e promoção do produto (apesar de ter vendido o produto antigo por até menos do que o adquiriu). Receba em seu novo estoque, ou organize seu serviço e redecore a loja, se necessário, para atrair o seu cliente recém-identificado. Direcione sua promoção para o comprador. Continue a ouvir e observar o seu cliente e refine ainda mais a sua abordagem, continuando a dar-lhe o que ele precisa e quer. Destaque-se de sua concorrência. Mostre ao seu cliente por que ele ou ela deve comprar em sua loja.

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