4 maneiras de minimizar a indisciplina na sala de aula

Escrito por sebastian malysa | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
4 maneiras de minimizar a indisciplina na sala de aula
Resolva problemas de indisciplina na sala de aula (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Infelizmente, a indisciplina é uma realidade com que professores de todo o mundo se deparam. Alguns fatores presentes na sala de aula, como o ambiente de aprendizagem, problemas individuais dos alunos e falta de liderança ajudam a elevar os níveis de indisciplina entre os alunos. Para minimizar a falta de comportamento no âmbito escolar, os professores poderão implementar várias técnicas que ajudarão a criar uma atmosfera de aprendizagem confortável que, certamente, ajudará o professor a manter o controle necessário de seu grupo.

Outras pessoas estão lendo

Identifique o problema

Antes de tomar qualquer medida, será necessário efetuar uma identificação completa do problema. Examine e identifique as causas e condições principais que estimulam o aluno a ter um comportamento indesejado. Será importante verificar se a atitude inadequada foi cometida somente por um aluno ou por vários. Uma pesquisa realizada pelo Institute of Education Science — IES (Instituto de Ciências da Educação) revelou que, ao particularizar a intervenção para verificar as necessidades específicas de um ou vários alunos problemáticos, a abordagem conduzirá a resultados mais positivos na diminuição de futuros problemas de mau comportamento.

Modifique o ambiente na sala de aula

O IES recomenda modificar o ambiente na sala de aula para reforçar a autoridade do professor e define claramente o que é comportamento apropriado e inapropriado. Organize a sala de modo a visualizar toda a turma, pois é importante que o professor possa ver todos os presentes. Desenvolva uma rotina na classe que ensine as regras de bom comportamento de forma ativa, levando os alunos a praticá-las todos os dias, em especial, durante as primeiras semanas de aula. É essencial que o professor ensine o aluno a se comportar bem, não apenas esperar que ele haja conforme o desejado. É preciso estabelecer e demonstrar que o boas atitudes reduzem o potencial de mau comportamento.

Reforce o comportamento positivo

Nunca assuma que certo aluno é consciente do seu mau comportamento. Muitos estudantes têm um comportamento desajustado, mesmo sem saber que estão fazendo algo errado. Nesses casos, o professor terá que reparar se o aluno tem ou não competências e conhecimento para ter um bom comportamento. Para fazer um discernimento sobre isso, observe o aluno com atenção em situações em que ele apresenta um comportamento exemplar que se contrapõe ao mau comportamento. Se essa análise mostrar que o aluno não cumpre as regras, ensine-o a ter as competências necessárias para ser bem comportado. Continue analisando o comportamento da criança e dê um feedback sobre como ele deverá melhorar. Para reforçar o bom comportamento na sala de aula, implemente uma técnica de autocontrole em que os alunos deverão registrar suas próprias atitudes, ajudando-os, assim, a serem conscientes de suas capacidades e limitações em conjunto. Faça comentários a respeito das anotações registradas e oriente todos sobre como poderão melhorar o comportamento.

Leve os problemas para fora da sala de aula

Algumas circunstâncias justificam pedir ajuda para mitigar e minimizar a atitude desajustada da turma. Se tiver esgotado todas as opções e o mau comportamento persiste, será hora de se reunir com os pais e discutir o problema. Os professores também deverão se reunir com o grupo de administradores da escola para achar uma solução para o problema, principalmente, em situações extremas. Muitas vezes, um esforço de colaboração entre administração, pais e professores poderá mostrar técnicas que determinado professor ainda não tinha conhecimento e, assim, solucionar questões comportamentais; bem como implementar técnicas eficazes de gestão que minimizam a indisciplina na sala de aula.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível