Conhecimento

Quatro grandes grupos de compostos orgânicos que compõem os organismos vivos

Escrito por ho-diep dinh | Traduzido por fernanda lemi
Quatro grandes grupos de compostos orgânicos que compõem os organismos vivos

Você pode encontrar carboidratos, lipídios e proteínas nos alimentos que consome

organic breakfast image by Shirley Hirst from Fotolia.com

Os cientistas geralmente se referem aos compostos que contêm o elemento carbono como orgânicos, apesar de alguns compostos que o contêm não serem orgânicos. O carbono é único entre os elementos porque pode se ligar basicamente em maneiras ilimitadas com elementos como o hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e outros átomos de carbonos. Todos os seres vivos precisam de quatro tipos de compostos orgânicos para sobreviver: carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos e proteínas. Os organismos encontram esses compostos fundamentais na dieta ou os produzem dentro do corpo.

Outras pessoas estão lendo

Carboidratos

organic breakfast image by Shirley Hirst from Fotolia.com

Os carboidratos são compostos orgânicos que contêm átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio em uma razão de 1:2:1. Os cientistas reconhecem três tipos diferentes de carboidratos que variam no número de moléculas de açúcares que possuem, segundo a Dra. Mary Jean Holland, do Departamento de Ciências Naturais da Universidade de Baruch, Nova Iorque (Estados Unidos). Os monossacarídeos, como a glicose, contêm uma molécula de açúcar. Os dissacarídeos, como a sacarose e a lactose, possuem duas moléculas de açúcares. Os polissacarídeos, como o amido e a celulose, são ligações de numerosas moléculares de açúcares. Os organismos utilizam carboidratos como energia, tanto em estruturas das células como em uma maneira de armazená-la para usá-la mais tarde. O professor William Reusch, em seu livro Virtual Textbook of Organic Chemistry, indica que os carboidratos são os compostos orgânicos mais abundantes nos organismos, sendo que a glicose é a forma mais habitual.

Lipídeos

organic breakfast image by Shirley Hirst from Fotolia.com

Os lipídios são os compostos como as gorduras, óleos e ceras. Estes compostos orgânicos armazenam energia, formam componentes estruturais nas células e promovem o isolamento térmico em organismos. O Dr. Alfred Merrill e a Dra. Rachel Shireman, autores para o periódico Journal of Nutrition, afirmam que a dieta humana deve incluir somente alguns tipos de lipídeos essenciais: ácido linoleico e as vitaminas A, D, E e K. As diretrizes de dieta para os americanos de 2005, feita pelo Departamento da Agricultura dos Estados Unidos, recomenda que os adultos limitem as gorduras em suas dietas em 20% a 35% das calorias diárias.

Ácidos nucleicos

organic breakfast image by Shirley Hirst from Fotolia.com

Dois tipos de ácidos nucleicos existem nos seres vivos: o ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA). Frequentemente descrito como o "diagrama" da vida, o DNA dita os códigos genéticos dos organismos que, por sua vez, determinam suas características. O DNA armazena a informação para fazer um tipo especial de RNA, chamado de RNA mensageiro, ou mRNA. O RNA é diretamente responsável pela produção de proteínas. O DNA consiste de unidades simples chamadas de nucleotídeos, que tomam a forma de duas fitas separadas que se enrolam como uma escada torcida, chamada de dupla hélice. O RNA, também feito de nucleotídeos, forma uma fita simples muito intimamente relacionada ao DNA. A variabilidade nas sequências dos nucleotídeos no nosso DNA e RNA nos tornam indivíduos pela determinação das várias proteínas que nosso corpo produz e, fundamentalmente, pelas características que possuímos.

Proteínas

organic breakfast image by Shirley Hirst from Fotolia.com

As proteínas são, possivelmente, os mais versáteis de todos os compostos orgânicos encontrados nos seres vivos. Elas tornam certas reações possíveis nos organismos, transportam outros compostos pelo corpo, ajudam partes do corpo a se mexer, fornecem estrutura e, basicamente, contribuem com todas as funções dentro do corpo. Como outros compostos orgânicos, as proteínas consistem de pequenos blocos de construção chamados aminoácidos. A maioria das proteínas no planeta contém combinações de somente 20 aminoácidos, segundo o Hiper Livro Texto de Biotecnologia da Universidade Estadual do Colorado, Estados Unidos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media