Os quatro hormônios envolvidos no ciclo menstrual

Escrito por paula haefeli Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os quatro hormônios envolvidos no ciclo menstrual
Os hormônios são responsáveis pelo ciclo menstrual (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

O ciclo menstrual, que atinge sua totalidade geralmente a cada 28 dias, é o resultado da ação de quatro hormônios produzidos na mulher, que regulam os períodos férteis e preparam o endométrio para receber um embrião. Os hormônios envolvidos no processo de ovulação e menstruação são o FSH (folículo estimulante) e o LH (luteinizante), produzidos no cérebro, e o estradiol e a progesterona, produzidos nos ovários. O FSH e o LH têm a função de regular os hormônios ovarianos, atuando no ciclo menstrual e em diversas funções corporais. Saiba mais sobre os quatro hormônios que agem no ciclo menstrual.

Outras pessoas estão lendo

FSH (hormônio folículo estimulante)

O início da menstruação, com o sangramento, marca o primeiro dia do ciclo menstrual. Nesta fase, o endométrio (membrana que cobre a parede do útero) descama e o hormônio FSH (do inglês "Follicle-stimulating hormone") começa a ser produzido e secretado pela hipófise, uma pequena glândula localizada no cérebro. O FSH é responsável pelo desenvolvimento e crescimento dos folículos ovarianos, que contêm os óvulos e se alojam na superfície do ovário, preparando-se para a fase de ovulação.

Os quatro hormônios envolvidos no ciclo menstrual
O hormônio FSH está presente na primeira fase do ciclo menstrual (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Estradiol

Depois de aproximadamente sete dias, a produção de FSH passa a ser menor, ocasionando a morte da maioria dos folículos. Geralmente, apenas um folículo sobrevive e se prepara para o processo de ovulação. Ao crescer, o folículo ovariano passa a produzir grandes quantidades do hormônio estradiol, o estrógeno responsável pelo espessamento do endométrio, preparando-o para uma possível fecundação. O estradiol também é importante para a manutenção da saúde dos tecidos do organismo, como vasos sanguíneos, pele e ossos.

Os quatro hormônios envolvidos no ciclo menstrual
O estradiol mantém a saúde do sistema reprodutivo e de outros tecidos, como a pele (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

LH (hormônio luteinizante)

Quando a produção de estradiol atinge seu pico, a hipófise volta a trabalhar, produzindo o hormônio luteinizante, mais conhecido como LH (do inglês "Luteinizing Hormone"). Logo depois de chegar ao chamado "pico de LH", quando há um rápido aumento da produção hormonal, é iniciada a fase de ovulação. Nesta fase, o folículo se rompe e libera o óvulo da trompa de Falópio, que é transportado para a trompa uterina e está pronto para ser fecundado por um espermatozóide.

Os quatro hormônios envolvidos no ciclo menstrual
O pico de LH causa a ovulação, período ideal para tentar a gravidez (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Progesterona

Depois da ovulação, o folículo sem o óvulo se transforma no chamado "corpo lúteo", similar a um pequeno cisto, passando a fabricar o estradiol e também a progesterona, hormônio responsável por deixar o endométrio preparado para a implantação do embrião. O corpo lúteo segue dependendo do hormônio LH para produzir o estradiol e a progesterona, preparando o corpo para uma possível gravidez. No entanto, a progesterona inibe a produção de LH, que mantém o corpo lúteo produtivo e, caso não haja fecundação nos 14 dias seguintes à ovulação, a falta do LH degenera o corpo lúteo e provoca a queda dos níveis de progesterona e estrógeno. Esta falta dos hormônios ocasiona, finalmente, um sangramento e o início de um novo ciclo menstrual.

Os quatro hormônios envolvidos no ciclo menstrual
A progesterona inibe a produção do LH, degenerando o corpo lúteo e causando cólicas para expulsá-lo pela menstruação (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível