Os quatro tipos de artes gregas antigas para crianças

Escrito por jennifer martin | Traduzido por felipe minéu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os quatro tipos de artes gregas antigas para crianças
Parthenon, Atenas. Templo dedicado à deusa Atena no auge da cultura grega. (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A arte grega originou uma vasta quantidade estilos e métodos influentes. É um componente essencial na aprendizagem da cultura grega, já que todos os aspectos de suas vidas tinham conexão com alguma forma de arte. As artes gregas mais reconhecíveis são escultura e arquitetura, mas há também histórias de pinturas em cerâmica e afins. Os gregos foram os primeiros a utilizarem moedas na forma que conhecemos hoje, com uma imagem de um grande líder. Maioria das moedas do mundo são feitas baseadas nas moedas gregas. A arte do teatro na cultura grega também é importante. Vários dos grandes atores e dramaturgos tentavam se igualar aos mestres do teatro grego.

Ensinar essas formas de arte às crianças é mais fácil do que parece, isto é, se você tiver disponível uma boa história, muitas imagens e materiais simples e fáceis de lidar. Então, isso se tornará em um assunto muito interessante, e as crianças ficarão muito felizes ao aprender sobre a cultura grega.

Outras pessoas estão lendo

Esculturas

Escultura é a forma de arte mais associada com a Grécia. Esculturas gregas têm tido uma influência fortíssima sobre outros estilos artísticos desde seu início. Figuras esculturais gregas influenciaram muitos artistas famosos, como Michelangelo.

Para seu projeto, introduza essas ideias para as crianças, dando a elas o básico em estilos greco-naturalistas. Use apresentações com slides, ou livros ilustrados mostrando uma idéia dos estilos gregos e como se diferenciam dos estilos africanos, por exemplo. Então, deixe com que usem ferramentas de argila de uma forma para garantir maior sucesso e menos frustração.

Os quatro tipos de artes gregas antigas para crianças
Exemplo de escultura grega. (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Arquitetura

Arquitetura grega, da mesma forma que esculturas, têm fortemente influenciado tudo que surgiu após ela. A maioria das pessoas viu ao menos uma vez uma imagem do Parthenon, o clássico templo grego construído em homenagem a Atena. A arquitetura grega clássica era constituída basicamente de uma base quadrada ou retangular com colunas cilíndricas distribuídas igualmente pelo perímetro e também no centro. Outro elemento comum eram frontões triangulares preenchidos com pequenas esculturas representando histórias da mitologia grega. Naturalmente, eram esculturas de deuses e deusas em formas humanas e situações mundanas.

Para construir maquetes de arquitetura grega você pode usar espuma para as partes exteriores e tubos coloridos para as colunas. Será útil ter um modelo para as crianças se basearem. Esse será um projeto com várias etapas. Leia sobre alguns mitos gregos para as crianças, para dar a eles alguma orientação em relação à diferença no período de tempo. Mostre a elas imagens da arquitetura grega. Você pode até encontrar livros de trabalho ou colorir concentrados em arte grega e talvez consiga também imagens de deuses para colar nos frontões das construções. Ou você pode simplesmente deixar que as próprias crianças os desenhem. Elas podem até customizar algumas "pessoas" de argila para colocá-las dentro de suas construções.

Pintura em cerâmica

Cerâmica grega é outra forma de arte que muitos não conhecem direito. Apesar de os gregos a terem criado para uso prático, eram feitas com habilidades belíssimas. Existem estilos diferentes de pintura nas jarras através dos diferentes períodos, no início focando apenas em formas geométricas, para depois cenas completas da história e mitologia grega.

Se você tem acesso a uma fornalha, ótimo. Você pode usar o método que preferir para fazer as jarras de argila e aquecê-las de acordo com seu método. Alguns estilos requerem pintura antes mesmo de levá-las ao forno, o que cria o fundo escuro. Se você não tem um forno, você ainda pode trabalhar com argila que seca ao ar, e pintá-la usando tintas têmpera ou acrílica. Obviamente, esse tipo de jarra não irá durar tanto quanto a outra e provavelmente não será boa para uso. Mas vai ser suficiente para passar a ideia básica de como uma jarra grega parece enquanto as crianças se divertem no processo da criação.

Teatro

Teatro, a arte do drama, sempre foi uma grande parte da vida de cidadãos na Grécia antiga. O estilo teatral da época que não continha peças monólogas era muito influente em Shakespeare e outros dramaturgos. E consistia de grupos de homens, geralmente vestidos de cavalos, deuses e deusas, contando histórias através de canções e danças. Depois, emergiram algumas peças individuais, e muitos estilos teatrais se basearam nos gregos. E até mesmo introduziram a divisão entre comédia e tragédia. Alguns dos famosos dramaturgos gregos são Sophocles, Euripedes e Aristophanes.

Uma excelente maneira de introduzir teatro grego para as crianças é lendo uma peça a elas e então pedir para que elas atuem sobre a peça lida. Ensaiando diariamente irá fazê-los parte da história e também os ajudará a lembrar dela. Talvez você possa até criar o figurino e cenário juntos, para realizar uma verdadeira apresentação. Isso com certeza seria algo que as crianças nunca esqueceriam.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível