Os quatro tipos de corpo e os alimentos indicados para perder peso

Escrito por colette larson | Traduzido por lara hildebrand braghim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os quatro tipos de corpo e os alimentos indicados para perder peso
O consumo de carne vermelha deve ser evitado por pessoas com o corpo do tipo androide (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A tipagem metabológica é a ciência que desvenda como o seu organismo processa a comida para produzir energia. Entender o tipo de um organismo e como este processa as calorias ajuda a escolher a melhor dieta para perda de peso. São categorizados quatro tipos de corpos: androide, endoformo, ectoformo e ginoide. Uma vez que seu tipo de metabolismo é definido, você pode selecionar os alimentos e nutrientes apropriados para que seu organismo possa funcionar com máxima eficiência. Cada tipo de corpo tem recomendações de diferentes estilos de vida, dieta e exercício.

Outras pessoas estão lendo

Corpo tipo androide

O corpo de metabolismo tipo androide geralmente tem ombros e tórax largos, quadris estreitos e braços e pernas fortes e musculosos. A cintura não é tão marcada. Força física e psicológica são características deste biotipo. Os tipos androide tem a tendência a ser atléticos, e necessitam de exercício físico para evitar sobrepeso. Quando as pessoas deste tipo de corpo engordam, a gordura normalmente se localiza na parte superior do corpo, e na parte frontal do abdômen de modo a deixar o corpo com o formato de uma maçã. O organismo androide anseia por alimentos ricos em sal e colesterol, como a carne vermelha. Evitar esse item já ajuda bastante em uma dieta para a perda de peso. As recomendações alimentares incluem carnes magras,e também frutas e legumes frescos em abundância. Devem evitar cereais e derivados de leite. Muitos indivíduos com o tipo de organismo androide encontram na dieta Atkins um meio eficiente para a perda de peso.

Os quatro tipos de corpo e os alimentos indicados para perder peso
O consumo de carne vermelha deve ser evitado por pessoas com o corpo do tipo androide (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Corpo tipo Ginoide

As pessoas com o tipo de metabolismo ginoide normalmente tem corpos curvilíneos, com ombros pequenos, cintura fina e quadris largos. O acúmulo de gordura e celulite ocorre nas coxas e nádegas. A gordura tende a vir de pontos que não necessitam emagrecer, e se depositar diretamente nas coxas e nádegas.

O organismo ginoide precisa de alimentos ricos em gordura e açúcar. É indicado que consumam com maior frequência leves refeições durante o dia e evitem ingerir alimentos picantes para manter uma dieta saudável. Alimentos gordurosos e açucarados deve ser evitados durante uma dieta para a perda de peso.

Corpo tipo Ectoformo

O organismo ectoformo tem como características rosto magro, longos braços, pernas, mãos e dedos, ossos finos e estreitos, e disposição sonhadora. Este tipo de corpo anseia por estimulantes, como a cafeína, chocolate, nicotina e anfetaminas. Eles tendem a ter um alto gasto metabólico e podem consumir grande quantidade de calorias, o que faz com que não engordem em exagero. Indivíduos de tipo ectoformo necessitam de dietas ricas em proteínas, com baixo consumo de grãos e outros carboidratos. Caminhadas e exercícios aeróbicos de baixo impacto reduzem o stress para essas pessoas.

Corpo tipo Endoformo

Este tipo tem um metabolismo mais lento e o ganho de sobrepeso fica nítido por todo o corpo, dando às pessoas que tem corpo do tipo endoformo uma aparência de boneca fofa. Essas pessoas tendem a reter mais líquidos, devido a uma disfunção do sistema linfático, que lhes dá a aparência de ter mais tecido adiposo do que realmente tem. Esses tipos têm as pernas grossas e inchado. Eles não gostam de se exercitar e tem a necessidade de derivados de leite e sal. Se mudarem um pouco a sua rotina, adicionando exercícios e evitando doces, já terão bons resultados na perda de peso.

Considerações

De acordo com essa teoria, dependendo do tipo de metabolismo, cada tipo de corpo pode apresentar sobrepeso em diferentes partes quando consumindo os grupos alimentares menos indicados. Alguns tipos de corpo podem consumir alimentos que contém mais carboidratos refinados e maior teor de gordura, sem se tornar obesos, enquanto outros não podem. Estas diferenças existem porque cada tipo reage de forma diferente à metabolização das calorias, de acordo com a sua própria composição hormonal e metabólica. Sempre leve em conta essas diferenças quando for iniciar uma dieta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível