Queda de pelos e coceira ao longo da cauda canina

Escrito por richard morgan | Traduzido por paula belchior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Queda de pelos e coceira ao longo da cauda canina
Existem inúmeras condições que causam coceira e queda de pelos em seu cão (berger allemand image by Christophe Fouquin from Fotolia.com)

Qualquer um que já teve um cão que sofreu de queda de pelos e coceira na cauda sabe que é uma condição dolorosa e irritante. A aparência do animal é sofrida e raramente existe um alívio para o problema até que a causa seja localizada e tratada. Essa condição, conhecida como alopecia, é um dos problemas mais difíceis de tratar, pois existem muitas causas possíveis.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Entre o número de possíveis causas que podem levar a essa condição estão as dermatites provenientes de picadas de pulgas, alergias alimentares e fatores ambientais. Na dermatite causada por picadas de pulga, uma única mordida pode fazer com que o animal de estimação agonize de tal forma que morderá a si próprio, literalmente. Em alguns casos, um cão com esse problema remove completamente o pelo de seu corpo e de toda a cauda. Em outros casos, os ácaros encontrados em tapetes podem ser a causa.

Sintomas

Os sintomas são bastante óbvios; o cão parece estar perdendo cabelo e arranha a cauda inteira. Esses sintomas estão em conformidade com os problemas da glândula sebácea, uma das quais está localizada na base da cauda. Os sintomas às vezes podem diminuir depois que o cão tenha tomado banho, mas voltam rapidamente.

Diagnóstico

Para que um diagnóstico preciso seja feito, o seu cão deve ser visto por um veterinário qualificado. Caso o seu médico suspeite que é um alérgeno, a raspagem dos pelos será feita para determinar quais alérgenos parecem desencadear a coceira.

Tratamento

Na maioria dos casos, o tratamento para qualquer um dos sintomas, provavelmente será feito através da administração de injeções ou comprimidos esteroides. A administração de esteroides tende a fazer com que os cães tenham menos irritação, tornando-os menos propensos à presença de coceira. Além disso, existem xampus medicinais que podem ser usados ​​para acalmar e tratar alguns dos outros problemas associados com a perda de pelo canina e a coceira no comprimento da cauda. Alguns desses xampus medicinais conterão um antibiótico que evitará a infecção de quaisquer feridas abertas ou aquelas que o cão possa causar ao coçar. Além disso, alimentá-lo com rações de alta qualidade que não contenham grãos (soja, milho, trigo) deve abrandar o problema da queda de pelos.

Prevenção

A regra básica para a prevenção é manter o cão longe de tudo o que estiver causando a irritação. Caso suspeite do meio ambiente, tente mudá-lo para torná-lo mais hipoalergênico. Se um tapete limpo for utilizado, verifique se todos os resíduos químicos foram removidos. Se um cão parece ser alérgico a sua roupa de cama, lave-a com um detergente hipoalergênico. Até que a causa real seja determinada, no entanto, a prevenção é difícil.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível