Mais
×

Por queê o aparelho de ar condicionado solta cheiro ruim quando é ligado?

É desagradável quando você se senta em um dia quente no seu carro ou sala de estar, liga o ar condicionado e ele exala um cheiro que você não consegue descrever. É ainda pior quando o cheiro não só é ruim, mas também difícil de identificar. Nesses casos, você quase prefere ficar no calor ao invés de sentir aquele cheiro horrível. Existem formas de remover os odores, mas primeiro você deve identificar a causa.

Instruções

Os aparelhos de ar condicionado podem cheirar mal por vários motivos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Identifique o cheiro. Por exemplo, se o seu ar condicionado tiver cheiro de meias fedorentas quando é ligado, provavelmente está crescendo mofo ou bolor.

  2. Substitua o filtro do ar condicionado. Se o problema for no carro, siga as instruções do fabricante para chegar ao filtro. Se for um ar condicionado em casa, instalado na janela, retire a grade dianteira para chegar até ele. A maioria dos filtros de ar condicionado modernos também são descartáveis ​​e podem ser trocados.

  3. Limpe o filtro com uma solução de água morna e sabão, caso não seja descartável. Se estiver com mofo ou bolor, misture uma tampinha de água sanitária com 4 L de água morna e deixe o filtro de molho ali por alguns minutos. Lave o filtro e deixe-o secar completamente antes de recolocá-lo no ar condicionado.

  4. Limpe o ar condicionado. Um sistema de ar condicionado central pode ser limpo com uma mangueira de jardim e água com sabão. Use uma escova suave e água com sabão para limpar as barbatanas e os lados do módulo. Jogue água com a mangueira sobre o módulo para tirar ervas daninhas, folhas, aparas de relva ou outros detritos. O gabinete do ar condicionado de janela pode ser limpo tirando a grade dianteira e limpando-a com um pano e água morna e sabão. Certifique-se de que não haja componentes elétricos ligados antes de fazer isso. Em um carro, as grades individuais para o sistema de ventilação podem ser varridas. Limpe os ventiladores, serpentinas e drenagem e todos os tubos de acordo com as instruções do fabricante.

  5. Observe todas as barbatanas dobradas ou outras peças que podem estar afetando o desempenho. Se o odor vindo do seu ar condicionado tiver cheiro de algo queimando, consulte um técnico.

  6. Remonte o aparelho de ar e continue limpando o ar condicionado regularmente.

Aviso

  • Sempre consulte o manual do proprietário antes de remover um aparelho de ar condicionado.

O que você precisa

  • Detergente
  • Alvejante
  • Água quente
  • Pano limpo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article