O que são queijos duros?

Escrito por korey egge marquez | Traduzido por ivan st. clair
O que são queijos duros?
O parmesão é um tipo popular de queijo duro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Queijos duros também são conhecidos como queijos rígidos ou queijos para ralar. O período de envelhecimento é mais longo para queijos desse tipo do que para queijos macios. Esse processo afeta a textura e sabor do queijo, além de aumentar sua vida útil. Muitos tipos de queijo duro podem ser comprados frescos ou sem serem envelhecidos.

Produção

A produção de queijos duros é parecida com a de outros tipos de queijo. A coalhada (sólidos espessos formados pela coagulação do leite) é geralmente prensada ou cozinhada para eliminar o máximo possível de soro. Muito soro faz com que o produto final estrague mais facilmente. A grande diferença na produção surge durante o envelhecimento. Para queijos duros, esse período é mais longo do que para queijos macios. É comum que queijos desse tipo sejam envelhecidos durante anos e não apenas meses.

Textura e sabor

Muitos queijos duros amolecem ao serem aquecidos, mas não costumam derreter como queijos mais macios. A textura do queijo duro normalmente é cristalina, causada pela quebra das proteínas e aminoácidos conforme o queijo envelhece. Esses cristais crocantes tem um sabor intenso, o que é desejável para queijos desse tipo. Queijos duros são muito saborosos e as vezes picantes. Eles podem ser doces, salgados, amendoados ou de sabor acentuado, dependendo da variedade.

Usos

Queijos duros geralmente são ralados e espalhados sobre massas para dar mais sabor. Eles também podem ser usados em saladas, pratos assados e pizzas. Muitas pessoas consomem esse tipo de queijo em fatias finas com frutas, biscoitos salgados ou pães. Queijos duros aparecem muito na cozinha italiana, mas variedades da Suíça, México, Grécia, França e Espanha também são usados em suas respectivas culinárias.

Tipos populares

Um dos tipos mais reconhecíveis e disponíveis de queijo duro é o parmesão. Romano, grana padano e asiago envelhecido são queijos italianos parecidos com o parmesão que muitas vezes tomam o lugar desse. O sbrintz da Suíça e o mimolette ou boule de lille da frança também são parecidos com o parmesão. O cotija também chamado de queso añejado (queijo envelhecido) é um queijo branco quebradiço usados em muitos pratos mexicanos. Monterey jack e gouda também podem ser encontrados envelhecidos e sua textura e gosto é bem diferente dos tipos frescos.