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Como fazer uma queixa sobre um local de trabalho hostil causado por um supervisor

De acordo com a Comissão de Oportunidades Iguais de Trabalho dos EUA, todo funcionário tem o direito de trabalhar em um ambiente que seja livre de hostilidade. Quando um supervisor ignora esse direito e continua a criar um ambiente de trabalho hostil, pode-se tomar medidas para impedi-lo. Ao enviar uma carta de reclamação para os Recursos Humanos da sua empresa ou departamento de relações com o empregado, você pode invocar a mudança. A fim de evitar uma ação judicial, é provável que o empregador enfrente e corrija o ambiente de trabalho hostil rapidamente.

Instruções

Todos têm o direito de trabalhar em um ambiente livre de hostilidade (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Inclua a data no topo da carta de reclamação. Ao incluir a data em que a carta é enviada, pode-se provar que o empregador tinha grande quantidade de tempo para responder à sua queixa.

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  2. Indique o seu nome na queixa, bem como o nome do supervisor em questão.

  3. Forneça imediatamente o motivo da carta, ou seja, expresse uma queixa. Escreva: " Eu, (seu nome), escrevo esta carta para expressar uma queixa contra meu supervisor, (nome do supervisor)".

  4. Declare especificamente o motivo da queixa. Por exemplo: "Devido aos comportamentos do supervisor, um ambiente de trabalho hostil foi criado para mim". A partir daí, defina claramente os comportamentos que levaram à sua queixa.

  5. Inclua se chegou a falar com o seu supervisor sobre o ambiente de trabalho hostil que ele criou. Forneça data, detalhes e qualquer resultado da conversa com ele, caso ela tenha ocorrido.

  6. Declare como o ambiente de trabalho hostil fez com que você se sentisse. Escreva, por exemplo: "Por causa desse ambiente de trabalho hostil que foi criado, o meu moral como um empregado diminuiu muito. Eu sinto que o supervisor não gosta de mim e não quer que eu trabalhe em sua equipe".

  7. Liste tantos exemplos detalhados quanto possível de ações hostis por parte do supervisor à sua pessoa. Cada exemplo deve incluir quem, o quê, onde, por que e quando. O "quem", é claro, será o supervisor. Conte o que ele fez com você, onde o incidente aconteceu, como em uma sala de descanso, em seu escritório ou no estacionamento dos funcionários. Diga por que você acha que ele fez isso. Informe datas e horários específicos em que cada incidente ocorreu.

  8. Forneça os nomes de todos os empregados que testemunharam o comportamento hostil do supervisor. Se um funcionário estiver disposto a testemunhar sobre o que ele presenciou, forneça essa informação.

  9. Mencione qualquer ação específica que gostaria de ver acontecer como resultado de sua queixa. Escreva, por exemplo: "Eu gostaria de ser transferido para a equipe de outro supervisor" ou "eu gostaria de ser transferido para outro departamento / escritório."

  10. Faça uma cópia de sua carta de reclamação antes de enviá-la para o seu empregador. Mantenha a cópia para seus próprios registros em caso de necessidade de referenciá-la no futuro.

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Referências

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