Questões de gênero na história da Cinderela

Escrito por lexi sorenson | Traduzido por paula soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Questões de gênero na história da Cinderela
A Cinderela enfrentou de forma passiva sua vida de trabalho duro (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Histórias infantis são usadas ​​para apelar para a imaginação das crianças ou para transmitir idéias morais aos jovens impressionáveis. Uma dessas histórias é a Cinderela, um conto de fadas que existe há muitos anos e possui diferentes formatos. A popular versão de Charles Perrault, escrita no século 18, incorporou elementos cruciais que se mantêm até hoje, como sapatos de vidro, a abóbora e a fada madrinha. Os irmãos Grimm publicaram uma versão mais horrível da história no século 19, que contou com uma árvore mágica no lugar da fada madrinha. A Disney lançou uma versão animada de Cinderela em 1950.

História

A versão de Perrault apresenta uma bela jovem, Cinderela, que é maltratada por sua madrasta e por suas duas irmãs postiças, que a condenam a uma vida de servidão. O rei promove um baile, para o qual todas as jovens elegantes do reino são convidadas. Cinderela é ridicularizada por suas irmãs de criação por querer ir. A madrinha da Cinderela - que é uma fada - lança um feitiço mágico para permitir que Cinderela vá ao baile, transformando seus trapos em um lindo vestido com sapatos de vidro, e uma abóbora e ratos em uma carruagem e cavalos. Cinderela recebe muita atenção no baile, especialmente por parte do príncipe. Ela o deixa à meia-noite, quando o encanto começa a se quebrar, deixando para trás um de seus sapatinhos de cristal. Extasiado por Cinderela, o príncipe vasculha o reino atrás da jovem cujo pé se encaixa no sapatinho de cristal. Após o chinelo não se encaixar nos pés das meias-irmãs, Cinderela tenta. Quando ele se encaixa, Cinderela é levada para o palácio para se casar com o príncipe.

Significado histórico

Perrault escreve que a moral de sua história é que "a beleza de uma mulher é um tesouro raro que sempre será admirado. Benevolência, no entanto, não tem preço e possui ainda mais valor." Em seu contexto histórico, Cinderela possuía traços admirados por jovens senhoras, como higiene, graça e paciência. De acordo com Adam Phillips, Cinderela perdeu seu status social devido à morte de sua mãe e ao segundo casamento do pai. Nessa época, era incrivelmente difícil para uma mulher tornar-se independente. Os homens geralmente eram necessários para defender e sustentar uma casa. O status de uma mulher era derivado dos seus pais e marido.

Mensagens negativas

Em Cinderela, traços de personalidade positivos correlacionam com boa aparência, enquanto traços de personalidade negativos coincidem com a feiura. Suas irmãs têm personalidades ruins e são pouco atraentes, a comparação entre a aparência de suas filhas com a de Cinderela é uma das razões pelas quais a madrasta a trata tão mal. Cinderela é desconhecida no baile real, mas é bem-vinda e recebe a atenção do príncipe por causa de sua aparência. Como uma personagem, Cinderela se submete passivamente à madrasta e suas filhas, e conta com a magia para ser resgatada por um homem. Pode-se concluir que a recompensa pela passividade e estoicismo feminino é o casamento.

Mensagens positivas

Embora a beleza torne-se um trunfo poderoso que liberta Cinderela da sua situação, a história também faz questão de mostrar que a beleza não é a única qualidade da Cinderela . A heroína demonstra humildade e força. Ela trabalha duro sem reclamar enquanto sobrevive a uma situação abusiva durante uma era de opressão às mulheres. Na história, as pessoas no baile admiram claramente a riqueza e a moda. As roupas da Cinderela, seus servos e seu cocheiro são apenas ilusões, mostrando que os bens materiais - e talvez até mesmo a aparência - não são tão importantes. Perrault acrescenta: " ... benevolência é mais importante do que um belo penteado." O príncipe claramente não se preocupa com sua pobreza, que ele descobre quando finalmente a localiza. Por fim, é importante notar que a história não necessariamente pinta todas as mulheres como figuras impotentes. A madrasta de Cinderela é retratada como poderosa e arrogante, e sua madrinha tem a força mágica para mudar o destino da protagonista da história.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível