Questões sobre a pegada ecológica

Escrito por john london | Traduzido por carol matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Questões sobre a pegada ecológica
A pegada ecológica é um conceito importante na ciência do meio ambiente (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

A pegada ecológica é a medida da demanda da humanidade sobre os recursos da natureza. Ela é efetivamente um recurso contabilístico usado como meio de gerenciamento e comunicação. O recurso 'pegada ecológica' é empregado de forma ampla por instituições educacionais, governos, negócios e organizações não-governamentais para responder a questões específicas de recursos. Ela difere da pegada do carbono, na qual se mede o impacto total sobre os recursos do planeta, não simplesmente a quantidade de gases estufa produzidos por uma pessoa, nação ou indústria.

Outras pessoas estão lendo

O que a pegada ecológica mede

A pegada ecológica mede a quantidade de terra e área marítima necessárias para que um indivíduo, uma região, a humanidade como um todo, ou atividades específicas humanas, regenerem os recursos que consomem e absorvam os resíduos que produzem, através das práticas tecnológicas atuais. Ela então compara isso com a quantidade de terra e área marítima disponíveis para calcular a pegada ecológica, que pode ser usada para determinar a sustentabilidade dos recursos.

Como a pegada ecológica é calculada

As pegadas ecológicas podem ser calculadas para indivíduos, uma nação ou uma atividade específica. A pegada ecológica de um indivíduo é calculada dividindo-se a quantidade de material biológico consumida por aquela pessoa pelo rendimento da área de terra ou mar, ou onde seu material residual foi absorvido. Essa quantidade é convertida em hectares globais e corresponde à pegada ecológica daquela pessoa. A pegada ecológica de uma nação é a soma da pegada ecológica de todos os habitantes da referida nação. Para uma atividade específica, simplesmente se calcula a soma de todo o material consumido e os resíduos gerados, durante a atividade específica.

O que é o hectare global?

O hectare global é uma unidade comum que permite diferentes tipos de terrenos serem comparados por meio de um denominador comum. Hectares físicos de diferentes tipos de terreno, que possuem produtividade diversas, tais como pastagens e áreas de cultivo, podem ser convertidos em unidade-padrão de hectares globais, utilizando fatores de equivalência para medir a capacidade biológica. Terras não produtivas, como desertos, não são incluídas nos cálculos.

Pegada ecológica: simplista ou não?

A pegada ecológica tenta responder à questão específica sobre o quanto dos recursos do planeta nós usamos, em comparação com a capacidade disponível. Devido à complexidade dos muitos e variados sistemas ecológicos no mundo, como em qualquer conjunto de dados, ela não consegue fornecer as respostas para tudo. Porém, usar a pegada ecológica em correlação com outros indicadores complementares pode proporcionar uma visão mais abrangente do estado do planeta e de outros aspectos importantes da sustentabilidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível